Etiquetas

sábado, 5 de novembro de 2011

Olhar a Semana - Estou farto da Grécia

Sem dúvida que as atenções da Europa e do Mundo estão naquilo que se vai passar na Grécia. Já esta semana falámos aqui do dito referendo. Afinal não vai haver nenhuma consulta popular, mas o Presidente Papandreou conseguiu passar na moção de confiança. As ultimas notícias dão conta da demissão do actual lider grego e o nome do Ministro das Finanças está na calhar para substitui-lo. Será ele a cara da bancarrota grega? Enquanto isto, o lider da oposição quer eleições antecipadas. Mas isso resolverá alguma coisa? Se não há guita, o melhor é começar do zero. Há meses que andamos a ouvir noticias vindas daquele país, escreve-se muito sobre o que se vai passar na terra dos Deuses e fazem.se apostas se e quando é que a nova Grécia vai entrar em bancarrota. Até deu para Sarkozy e Merkel se zangarem. Não percebo a importância que se dá à Grécia, sabendo de antemão que o que se passa naquele país irá ter reflexos no resto da Europa. Mas porque razão é que não se valoriza o sucesso da Irlanda e o bom caminho que Portugal está a tomar nestes primeiros meses. É natural que se a Grécia sair do Euro não será bom, mas se eles não têm condições para cumprir com os requisitos porque se há de insistir? Já estou como Sarkozy e quase a pedir que os gregos resolvam os problemas e depois entrem na União Económica. Não se prepararam com antecedência os países de Leste para a entrada no Euro? Que eu saiba não entraram de cabeça num mar perigoso e cheio de ondas gigantes impossíveis de surfar. É tempo de George Papandreou tomar uma decisão, para bem do seu país mas também da Europa. Esta deve ter sido a semana em que o Primeiro-Ministro grego mais desvios e contradições teve. Ele próprio não sabe por onde conduzir o barco, ainda não entenderam?

7 comentários:

expressodalinha disse...

Sabemos pouco da real situação grega. Deve ser insuportável viver com menos 30% de poder de compra perdido em ano e meio, com 5 pacotes de austeridade às costas e... estar tudo na mesma! Por cá as medidas ainda não apertaram tanto, veremos como vai ser (penso que temos outra mentalidade e outra estabilidade, mas...). Na Grécia o medo do golpe militar é bem real. A democracia pode ser posta em causa.Penso sinceramente que Papandreo está desesperado.Nem sequer foi uma jogada política consistente. A verdade é que conseguiu destruir em 48 horas a famosa ajuda dos 50%, lixar os idiotas dos mercados e condicinar a cimeira/G20 que passou o tempo a falar grego, em vez de discutir o financiamento do FEEF. Com isto tudo, Portugal pode começar a passar por entre os pingos da chuva, pelo menos enquanto não vier o dilúvio.

expressodalinha disse...

Sim, mas concordo que já não há pachorra!

Fatyly disse...

Também estou farta...mas se fosse só ele estaríamos todos bem!

Mas alguma vez um país aguenta as medidas de austeridade que sobem numa escalada dantesca, sem o mínimo exemplo de quem os governa que se pavoneiam em viagens, recepções e reuniões num fausto/gasto absurdo?

e um povo com fome e em fúria é pior que uma bomba atómica, só com um se não...morre-se lentamente...e será a tua geração e as crianças de agora que irão sentir isso...por favor, nem quero pensar!

Francisco Castelo Branco disse...

a ideia é mais : é tempo dos gregos decidirem o futuro, até porque o Mundo e a Europa têm mais problemas

Anónimo disse...

Não queria entrar mas , é impossível resistir. Tudo na Grécia se resume a pouco! É a prova de que Churchil estava certo. E dizia o homem: eventualmente o socialismo chega ao fim quando acaba o dinheiro dos outros.
Nada mais certo. Democraticamente é assim! Existiu outra forma mas também não deu certo, foi pela força, a que chamaram revolução de Outubro! O resto são trêtas, é altura de parar com paninhos quentes e enfrentar a realidade!Como se diz na minha terra" é altura de agarrar o touro pelos cornos" como quem diz, meus amigos, arrumem a casa ou....fóra! Sei que num " sítio " onde peloram advogados este conceito é mal aceite mas, por
favor acordem.

DCS ( retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

Caro DCS

adoro a expressão "agarrar o touro pelos cornos", até porque adoro touradas

Anónimo disse...

Também eu FCB
Pega mesmo é pelos cornos!...

DCS. ( retired ATP)

Share Button