terça-feira, 1 de novembro de 2011

NEM TODOS OS SANTOS


O Acordo da semana passada para salvar (?) a Grécia vai ser submetido a referendo. Ninguém sabia. A iniciativa apanhou de surpresa todos os parceiros europeus. A eventual vitória do “não” no referendo pode fazer o país entrar em incumprimento financeiro e lançá-lo definitivamente na bancarrota. A saída da Grécia da Zona Euro parece ter um fim anunciado.
À medida que o tempo passa multiplicam-se as manifestações de desagrado pela iniciativa de Georgos Papandreou, que oscilam entre a crítica e a quase pressão para que o chefe do governo grego arrepie o caminho. Os "mercados" entraram em paranóia com a notícia. Se houver recuo do governo, teme-se a revolta popular. As tensões acumulam-se. As chefias militares gregas foram todas substituídas há poucas horas. Há hipótese de um golpe de Estado.
O governo de Madrid classificou a decisão como uma “má notícia” para Espanha e para a Europa. Também numa situação vulnerável, o governo italiano considera que a iniciativa grega aumenta a incerteza que reina nos mercados.
Em Roma e em Paris foram convocadas reuniões de emergência. Na Holanda os partidos que apoiam o governo ameaçam não ratificar o acordo alcançado pela Zona Euro na semana passada e que, entre outras coisas, incluía o novo pacote de empréstimos à Grécia. Merkel e Sarkozy falaram ao telefone e anunciaram que os acordos estabelecidos devem ser cumpridos.
Entretanto, Papandreou foi praticamente intimado a deslocar-se amanhã a Cannes, onde o assunto será discutido à margem da cimeira do G20, que tem início naquela localidade francesa a partir de quinta-feira.
As próximas horas parecem ser decisivas para selar o futuro da Grécia e provavelmente também da Zona Euro.

1 comentário:

Fatyly disse...

Os lideres andaram a brincar com o povo que bem ou mal os puseram lá, não houve referendos se queriamos ou não entrar para esta panela de pressão (excepto num ou outro país)de capitalismo "não sei que adjectivo aplicar" comandada por Merkel e Sarkozy onde não se percebe e nem se entende NADA porque há que esconder muita coisa do povo e agora saltou o pipo e

ESTÁ TUDO LOUCO!!!

e faço minhas a tuas palavras: As próximas horas parecem ser decisivas para selar o futuro da Grécia e provavelmente também da Zona Euro.

o que prevejo de "muito mau tempo como o dia de hoje"!

Share Button