segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Homenagem ao Miguel e à Maria João

"Quando sair este jornal, a Maria João e eu estaremo a caminho do IPO de Lisboa, à porta do qual compraremos o PUBLICO de hoje. Hoje ela será internada e hoje à noite, desde o mês de Setembro do ano passado, será a primeira vez que dormiremos sem ser juntos.

O meu plano é que, quando me expulsarem do IPO, ela se lembre de ir ler o PUBLICO e leia esta crónica a dizer que estou cheio de saudades dela. É a melhor maneira que tenho de estar perto dela, quando não me deixam estar. Mesmo ficando num hotel a 30 passos dela, dói-me de muito mais longe

O IPO consegue ser uma segunda casa. Nenhum outro hospital consegue ser isso. Podem ser hospitais muito bons. Mas não são como uma casa. O IPO é. Há uma alegria, um humor, uma dedicação e uma solidariedade, bem educada e generosa, que não poderiam ser mais diferentes da nossa atitude e maneira de ser - resignada, fatalista e piegas - que são o default institucional da nacionalidade portuguesa.É graxa? Para que tratem bem a Maria João? Talvez seja.

(...)

Este é um deles. Eu estou aqui ao pé de ti. Como tu estás ao pé de mim.Chorar em publico é como pedir que nada de mau nos aconteça. É uma sorte. É o contrário do luto. Volta para mim"

Crónica Chorar em Publico de Miguel Esteves Cardoso na sua habitual crónica do Jornal Publico de 28 Novembro 2011.

Força Miguel e Maria João.

4 comentários:

Fernando Vasconcelos disse...

Pois entendo e subscrevo a opinião. Já o fiz hoje e há quatro meses infelizmente nesse caso já sem retorno. Chorar em público não é só pedir que nada de mau nos aconteça. É dizer que mesmo que por desdita do destino ou da sorte continuaremos a lutar para ser felizes. Que continuaremos a honrar as memórias de quem amamos e amamos ... Força Miguel e Maria João, acreditem que percebo e com eu muitas e muitas pessoas.

Fatyly disse...

Como entendo tão bem essa dor e angústia e já o fiz com os pais de duas crianças, em épocas diferentes...mas tãoiguais...infelizmente com o desfecho já esperado mas nunca desejado.

Força Miguel e Maria e não consigo dize mais nada!

expressodalinha disse...

Chorar é prova de amor. Solidariedade para com todos os que choram.

daga disse...

Força para ambos! Não desistam, acreditar é essencial e chorar também!

Share Button