quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Factos da Década (21) : Assinatura do Tratado de Lisboa

Foi a 13 de Dezembro de 2007, que em Lisboa e nos Mosteiros dos Jerónimos teve lugar a cerimónia de assinatura do Tratado de Lisboa.
Este momento de enorme importância para a cidade de Lisboa e também para a Europa não teve os efeitos desejados por todos aqueles que anseiam por Mais Europa e mais União politica, económica e social entre os Estados e povos europeus.
Os representantes dos 27 Estados Membros quiseram dar um passo em frente ao revogar os tratados Europeus. Mas o que aconteceu quatro anos depois é que a assinatura do tratado foi tempo perdido.....
Com a entrada em vigor de um novo Tratado Europeu pretende-se institucionalizar e criar mecanismos que tornem a UE mais poderosa e com influência sobre os Parlamentos nacionais. Também era fundamental criar instrumentos para que a moeda unica se tornasse mais forte e competitiva. Ora, o que verificamos quatro anos depois é precisamente o contrário. Neste tempo de crise, nem o Tratado resolve os problemas. Era bom que alguém respondesse porquê.
No Tratado de Lisboa foram acrescentadas duas figuras para a política externa europeia. Uma espécie de Presidente da União e um alto-comissáriado para as relações externas da União....
Foram nomeados Herman Van Rompuy e Catherine Ashton para dar voz à União e aos seus problemas.
Quatro anos depois ninguém sabe quem é o senhor e a senhora e apenas ouvimos falar de Merkel e Sarkozy. Barroso ainda vai aparecendo de quando em vez.

2 comentários:

Fatyly disse...

E vi parte das cerimónias e só pensava...que lá vão milhões de euros pelo cano abaixo. Depois estive uns dias com o "Tratado" nas mãos e desisti, porque as suas quatrocentas e tal páginas era mesmo só para entendidos.

Os nomeados "Herman e Catherine" continuam a receber como os gestores do hospital de Cascais que foi desactivdado há dois anos? :):)

Meteram-nos num belo tratado anafado de tudo, a 3ª. Guerra MUndial...e Barroso vai aparecendo de quando em vez...mas ultimamente nem isso, não vá levar com um euro na testa!

expressodalinha disse...

O casal Merkosy!

Share Button