quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Ciao Italia ou Ciao Europa?

Juros da dívida italiana a 10 anos ultrapassa os 7%, notícia a edição online do Expresso de hoje.
Sílvio Berlusconi demite-se de Primeiro-Ministro mas pelos vistos tem vontade de se recandidatar.
E a troika faz a sua 4ª aparição num país europeu. Sorte ainda não ter que viajar para outros continentes assim temos de ser nós a pagar o comer, o hotel e outras coisas.
Afinal a culpa não era da Grécia, da Irlanda ou de Portugal. Nem dos preguiçosos países sulistas que só vão à praia, namoriscam e chegam tarde ao trabalho.
Se se confirmar o pedido de resgate italiano então estamos bem tramados e tenho a certeza que a crise grega vai ser esquecida num ápice.
Existe mesmo o "efeito contágio" na Europa e isto só revela que o Velho Continente vai ficar mesmo falido. Sorte da China e dos países emergentes que estão doidos para emprestar dinheiro em troca de contrapartidas. Estou mesmo a ver empresas chinesas, indianas, coreanas, japonesas, brasileiras entrarem no espaço europeu livremente e rapidamente engolirem as europeias que já não têm capacidade de sobrevivência.
A crise chegou a um grande.
Pelos vistos o problema é "global".

2 comentários:

expressodalinha disse...

Sempre foi. A demagogia neste momento é fácil. Culpar o sistema e os políticos, parece óbvio. Mas, a verdade é que todos embarcamos. Mais que culpar, importa agora dar perspectivas novas.

Francisco Castelo Branco disse...

concordo plenamente. mas ninguem sabe onde isto vai parar

Share Button