Etiquetas

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

10.4 Guerra Luso-Holandesa

A Guerra Luso Holandesa foi considerada o primeiro grande conflito à escala planetária. Nela participaram a Companhia Holandesa das Indias Orientais e da Companhia Holandesa das Indias Ocidentais contra o Império e colónias portuguesas.
Entre 1595 a 1663, milhares de navios holandeses decidiram invadir e entrar em território pertencente às colonias portuguesas na América, África e India. Já nessa altura os holandeses possuíam uma frota muito apetecível e de qualidade podendo conquistar qualquer território. Também eles andavam no mar.
Pelo facto de Portugal estar sob domínio da coroa espanhola dos Habsburgos e na altura se tratar de uma União Ibérica, o nosso país foi forçado a participar na guerra, embora o pretexto do ataque holandês era atacar os Filipes.
Há quem considere que o ataque dos holandeses visava mais do que depôr os filipes, porque o domínio estendeu-se após a Restauração da Independência. Assim, o motivo principal do conflito era controlar o comércio de especiarias na India e expandir a influência por via marítima. No fundo era copiar Portugal e Espanha.
A criação da Companhia das Indias Orientais e Ocidentais foi concretizada com o propósito de assegurar o controlo e eficácia daquela parte do globo tão importante naquela época.
Lisboa serviu de ponte para que os holandeses se tornassem mestres da navegação e dos mares.

2 comentários:

expressodalinha disse...

E no Oriente conseguiram vencer. No Brasil acabariam por perder.

Francisco Castelo Branco disse...

se venceram ficaram com a india?

Share Button