Etiquetas

domingo, 30 de outubro de 2011

"... não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem."

Evangelho segundo S. Mateus 23,1-12. Então, Jesus falou assim à multidão e aos seus discípulos: «Os doutores da Lei e os fariseus instalaram-se na cátedra de Moisés. Fazei, pois, e observai tudo o que eles disserem, mas não imiteis as suas obras, pois eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e insuportáveis e colocam-nos aos ombros dos outros, mas eles não põem nem um dedo para os deslocar. Tudo o que fazem é com o fim de se tornarem notados pelos homens. Por isso, alargam as filactérias e alongam as orlas dos seus mantos. Gostam de ocupar o primeiro lugar nos banquetes e os primeiros assentos nas sinagogas. Gostam das saudações nas praças públicas e de serem chamados 'mestres’ pelos homens. Quanto a vós, não vos deixeis tratar por 'mestres’, pois um só é o vosso Mestre, e vós sois todos irmãos. E, na terra, a ninguém chameis 'Pai’, porque um só é o vosso 'Pai’: aquele que está no Céu. Nem permitais que vos tratem por 'doutores’, porque um só é o vosso 'Doutor’: Cristo. O maior de entre vós será o vosso servo. Quem se exaltar será humilhado e quem se humilhar será exaltado.

6 comentários:

daga disse...

Pois, infelizmente séculos depois, "Os doutores da lei e os fariseus" continuam a dizer uma coisa e a fazer outra e, se calhar já nem vale a pena observar "tudo o que eles disserem", pois já se sabe que não cumprem com "obras"... a humanidade não avança, está estagnada!

Francisco Castelo Branco disse...

Em certos aspectos tens razão.

mas ha que mudar consciências e mentalidades

é por isso que estás num partido politico.

para mudar

Inês C. Cunha disse...

Nao podem só as pessoas ligadas a partidos políticos que têm a função de mudar mentalidades e consciências. Temos que ser todos e cada um. Mas obviamente aqueles que têm maior poder de comunicação e uma maior visão, devem ser aqueles que devemos exigir maior mudança.

Francisco Castelo Branco disse...

mas conheces outra forma de mudar que não seja atraves das organizações partidárias?

eiu não....

a indignação social vem muito deste aspecto

expressodalinha disse...

Agora há os Credit Default Swaps, os famosos Cds. Um produto farisáico que garante a crise total.

Fatyly disse...

Subscrevo totalmente as palavras de "daga" e FCB de facto "há que mudar consciências e mentalidades", jamais concordo que para isso seja preciso ser através de organizações partidárias quando até dentro dos partidos há divisões, mas para tal mudança o exemplo deveria vir sempre de cima...e a prova está bem patente nos últimos 20 anos!
Em todos os partidos há gente boa e má, na minha modesta opinião, há muita falta de coragem de nomearem para cargos gente séria de outros partidos. SE havia quem estivesse a fazer um trabalho sério, porque o retiram e colocam outro por não ser da mesma cor partidária, que terá de rever tudo desde o zero etc. e tal?

Eu lutei muito contra a ditadura e nunca fui comunista nem socialista, mas defensora de ideais que ao longo destes anos têm sido lapidados em prol de uma "cambada de corruptos" e sou obrigada a pagar a factura de quem desbaratou milhares de milhões de dinheiros do fundo comunitário?

Isto vai mudar e passar, ai vai, vai...mas não me venhas vender pinhões quando eu vejo e sei que são bolotoas!!!

Share Button