segunda-feira, 3 de outubro de 2011

10 - D.Sebastião e a Dinastia Filipina

Todos conhecem o mito do sebastianismo. El Rei D.Sebastião é um dos reis de Portugal mais famoso. Apesar da sua curta passagem pelo trono, ninguém se esquece da forma trágica como desapareceu. Também é daí que vem a paixão dos portugueses e o famoso mito do sebastianismo.
Foi o décimo sexto rei de Portugal e o sétimo da dinastia de Avis.
Aos 14 anos assumiu a governação do Reino.
Para ajudar o Mulei Mohammed a recuperar o trono de Marrocos, D.Sebastião participou na Batalha de Alcacer-Quibir e em 1578 foi morto.
Com a morte do Rei nasce o mito do sebastianismo e o reino passa mais uma vez por uma crise de sucessão. Acaba a dinastia de Avis e começa a filipina.

A Dinastia Filipina ou a Dinastia de Habsburgo foi a dinastia que reinou em Portugal e Espanha simultaneamente. Esta durou de 1580 a 1630. Com o fim da linha directa de D.João III havia três hipóteses de sucessão: Catarina de Portugal, António Prior do Crato e Filipe de Habsburgo. Iremos desenvolver melhor este tema nos subtemas........

Foi o chamado domínio filipino que levou Portugal ao declínio................

2 comentários:

daga disse...

Mas conseguimos "correr com eles" e restaurar a independência! Tendo em conta a nossa índole de "deixa andar", foi um feito memorável...

expressodalinha disse...

Como sou um iberista, tenho pena. Mas o que é, tem muita força.

Share Button