Etiquetas

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Palestina nas Nações Unidas

Amanhâ o Presidente da Autoridade Palestininiana, Mahmoud Abbas vai pedir a adesão daquele estado às Nações Unidas. Significa isto que se o pedido for aceite a Palestina será reconhecida como um Estado de Direito.
Estamos perante uma situação que tem gerado controvérsia e tudo por culpa da situação no Médio-Oriente, que apesar de ter conhecido maior acalmia, ainda não se conseguiu alcançar a paz definitiva.
O Brasil pela voz da sua Presidente Dilma Rousseff já admitiu que vai apoiar a candidatura, mas os Estados Unidos fizeram chegar a Abbas que vão vetar a entrada na ONU.
Entretanto, na Cisjordânia milhares de palestinianos reunêm-se para que lhes seja reconhecido o direito a constituir um Estado.
É uma questão controversa, mas na minha opinião o pedido deve ser aceite até para mostrar ao Mundo Árabe que o ocidente quer integrar e não afastar outras religiões.
A questão israelo-palestiniana não deve ser entrave para entrar nas Nações Unidas.
Como disse e bem Dilma Rousseff só enquanto a Palestina for "livre e soberano poderá responder aos legitimos desejos de Israel em matéria de paz e segurança".
Tem razão Dilma porque só sendo um Estado de Direito é que a Palestina ganha o respeito do seu vizinho e rival.
A solução proposta por Sarkozy de criar um estatuto de Estado-Observador também não é descartável.
Por estas posições nota-se que apesar da mudança de Presidente, as politicas norte-americanas continuam a ser as mesmas. Para o bem e para o mal.
É importante que se chegue a um consenso a bem da paz no Mundo.

5 comentários:

daga disse...

Também acho que o pedido deve ser aceite! Os Palestinianos são uma Nação sem Estado, um povo com tradições e cultura próprias sem uma instituição que organize a vida em sociedade.

myra disse...

o pedido TEM que ser aceito!!!!

expressodalinha disse...

Esta história é muito complicada... Não consigo ter opinião formada.

Francisco Castelo Branco disse...

sobre o pedido de adesão ou a questão do médio oriente?

Fatyly disse...

Não sei sinceramente e pela sua complexidade...digo...que é areia demais para a minha camioneta!

Share Button