Etiquetas

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

o fim da esperança

Segundo notícias avançadas a semana passada, a Grécia só tem dinheiro até Outubro. Isto quer dizer que estamos na iminência da mais grave crise financeira, social e política que a Europa alguma vez ultrapassou.
Quase 50 anos depois do começo do sonho de Robert Schuman, a União Europeia vive um dos momentos mais dificeis da sua história, chegando ao ponto da China já nos oferecer ajuda.....
A União política e aquilo que se esperava ser um caminho de solidariedade entre as várias nações morreu definitivamente, porque se a Grécia cair vão começar as divisões internas no Velho Continente. Também o sonho de ter uma moeda unica caiu por terra. É agora claro que há países que não têm pedalada para aguentar esta velocidade. A Grécia foi a primeira vítima mas Portugal e Irlanda caminham a passos largos para o fundo que se vê na fotografia.
Se aquilo que estamos à espera acontecer efectivamente, é caso para dizer que o FMI também não serve para nada.....
Os programas de austeridade da troika não serviram para nada, pelo menos na Grécia......
Daí que seja necessário ao governo português efectuar reformas que não estejam previstos no memorando.
A grande questão que se coloca é saber se não são os próprios sistemas democráticos que falharam. E se sim, qual a alternativa.....

2 comentários:

Fatyly disse...

Até o mais burro dos burros, como eu, sabia que não deviam seguir por estes caminhos tortuosos e apenas e tão numa união política a sério, todos de mãos dadas sem olhar ao compradio partidário.

Agora? há que aguentar porque o actual governo não é nada sem a oposição e o povo, darem ouvidos, largarem os seus umbigos, ponderarem...e cara alegre porque as alternativas é cada um de nós dar o seu melhor e de preferência sem "guerras civis"!

Utópica...talvez...mas jamais abro mãos da esperança e tenacidade e sonho!

daga disse...

Mas o homem da troika que deu aquela entrevista na tv insitiu que tinha de se fazer reformas, sem elas nada feito... afinal não estão previstas no memorando?

Share Button