sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Figuras da Década (19) : José Mourinho

José Mário dos Santos Mourinho Felix ou José Mourinho para os amigos.
Foi ele o máximo representante do desporto português na ultima década. As vitórias no campeonato, taça, Uefa e Liga dos Campeões ao serviço do FC Porto transportaram-no para o topo do mundo do futebol.
A sua transferência para o Chelsea foi polémica. Em Inglaterra deu um titulo que já escapava ao clube inglês há 55 anos. É bicampeão em Inglaterra para além de ter ganho uma taça da liga. O unico trofeu que ficou de conquistar foi a Champions mas o "seu" Barcelona não o deixa.

Após dois anos no Chelsea, é despedido e segue viagem para a Itália. Inter de Milão é o seu novo destino. Apesar de ter ganho o campeonato na secretaria, falta provar dentro de campo quem é o melhor. Daí que a opção tenha recaído sobre o Special One.

Em Itália consegue ser Bicampeão e conquistar a Liga dos Campeões com o Inter, algo que já não acontecia há muito tempo. Com este trofeu, José Mário tornou.se no primeiro treinador no Mundo a conquistar o triplete ( campeonato,taça e competição europeia) em dois clubes : FC Porto em 2002-03 e Inter 2009-2010.

Após a conquista italiana concretiza um sonho : treinar o Real Madrid! No primeiro ano não consegue bater o Barcelona mas ainda assim ganha uma taça do Rei juntando mais um trofeu ao seu vasto palmarés. Tem 18 titulos e muito para dar ao futebol.

De referir que ainda tem uma supertaça portuguesa, inglesa e italiana. Para além de ter saboreado a conquista na mitica FA CUP.

Para além do sucesso desportivo, Mourinho conquistou alguns inimigos durante esta década enquanto treinador de futebol. A realidade é que os papagaios continuam a falar e o mito perdura.....

Sem comentários:

Share Button