domingo, 11 de setembro de 2011

Factos da Década (18) : 11 de Setembro 2001

Há dez anos foi assim....

O que mudou nesta década? E como será no futuro?

7 comentários:

Anónimo disse...

Eu e Frank Miller na inicio da pista 32R em Singapura tínhamos acabado de fazer o nosso ( 767 c) check list, a um segundo do " call full power" to takeoff no nosso vô para Anchorage a torre chamou e ordenou a abortagem num inglês atabalhoado..... Segundos depois a ordem de regressar à placa de estacionamento. O espaço aéreo Norte Americano acabava de ser encerrado! Olhamo-nos incrédulos, só podia ser engano. Mas não era! O resto é história e o mundo nunca mais recuperou !

DCS ( retired ATP)

daga disse...

o que mudou foi a nossa concepção do mundo, da guerra, do(s) inimigo(s), da segurança, da liberdade.
o mundo já não está dividido em regimes políticos pro ou anti - comunistas; o inimigo já não é bem definido,não vem fardado e tem alvos civis; a guerra já nã é entre nações mas entre culturas-transformou-se em guerrilha; a segurança já não pode ser garantida por polícias de estado pois a guerrilha não "tem cara"; a liberdade ficou afectada devido à insegurança e ao medo perante uma ameaça que não se sabe de onde e quando vem...

Anónimo disse...

DAGA
quase concordava consigo não fosse um pequeno senão. E qual é?

É que na realidade nunca houve comunismo no verdadeiro sentido da palavra a não ser numa pequena experiencia nos Kibutzs de Israel, depressa abandonados e, curiosidade das curiosidades eram "experimentos" da CIA. O que se chamou e chama ideologia comunista não foi mais que capitalismo de estado, um tentar de nivelar por baixo da sociedade em proveito dum estado rico. Não funcionou porque nós os amantes da liberdade indidual como valôr suprêmo nos batemos!....queremos um povo rico e um estado magro!....Bin Laden foi estrêla cadente, não mais que isso. Teve um curto tempo de glória....e como todas as estrêlas cadentes não deixou rasto ou....muito pouco.

DCS (retired ATP)

Dylan disse...

Dez anos depois, os Estados Unidos e o Mundo não recuperaram do bárbaro ataque a Nova Iorque e a Washington, aliás, jamais recuperarão. Aquela manhã sangrenta de Setembro trouxe o que de pior existe no ser humano: o desrespeito pela vida, o ódio, a vingança, o fanatismo religioso e o ressentimento. As feridas abertas pelos milhares de vidas ceifadas é de difícil cicatrização, o vazio sentimental projectado no desaparecimento das torres do World Trade Center é impossível de preencher. Com elas, ruíram as esperanças de alguma vez vivermos em segurança, mas levantou-se a união de um povo, o seu orgulho exemplar, a comunhão de sofrimento, a crença de que se consegue derrotar o mal e todas as teorias de conspiração associadas porque amanhã é um novo dia.

Francisco Castelo Branco disse...

caro dcs

Bin laden, deixou rasto. veja-se 11 set, 7 julho e 11 Março....


até morto o homem chateia.

ninguem notou mas : 80 mortos num ataque da al qaeda no afeganistao a uma base da nato

Francisco Castelo Branco disse...

Na minha opinião, o mundo está mais conflituoso após 9/11

Fatyly disse...

O mundo está sempre em mudança e a história está recheada de "atrocidades". Após esta a sede de vingança por parte de Bush...a prova está à vista!

Share Button