Etiquetas

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Causas & Coisas - Domingo à noite

Muito se tem escrito e falado sobre o regresso dos reality shows à agenda televisiva. Já li artigos em que se defende a realização destes espectaculos e outros em que se ataca a sua existência.

Dos muitos argumentos que se utilizam, há dois que sobressaiem : Que só vê quem quer e o facto das pessoas serem obrigadas a consumir lixo televisivo porque é aquilo que lhes dão.

O segundo argumento é bem mais plausível e acertivo, tendo em conta o dia da semana em que a dita casa entra pelos nossos olhos. Se tivermos em conta a pasmaceira que é o domingo à noite, como por exemplo ter que preparar o início da semana de trabalho, é natural que as pessoas se entretenham a ver coisas sem interesse, mesmo só para passar o tempo. Contudo, acabam por se deixar influenciar e "participar" no concurso.

Se bem me recordo, o dito lixo televisivo que tão bem fala Tiago Mesquita do Blogue 100 Reféns já incluiu : Idolos, canta comigo, peso pesado, big brother, quinta das celebridades e agora a casa mais misteriosa do país onde se inventam segredos atrás de segredos.

Estes programas já fizeram parte da vida e crescimento de 90% da população portuguesa. E depois à Segunda-feira comentamos na escola, no trabalho ou mesmo na relação a vida e os gostos de pessoas que não conhecemos de lado nenhum. Mas que remédio, qual é a alternativa que nos oferecem na ressaca de um domingo chuvoso? Deixa-me cá pensar a ver se descubro..........ah pois, futebol e mais futebol para entreter a malta!

Aliás, é costume haver zangas familiares porque o homem quer ver a bola e a mulher seguir a vida privada dos outros.....

e no fim acaba tudo à pancada.

Poderemos sempre optar por um filme, ler um livro mas tendo em conta a importância que a televisão tem na vida da maioria de nós já não há tempo nem paciência para intelectualidades.

Tendo em conta que as opções do serão de Domingo à noite são futebol ou segredinhos é perfeitamente natural que a auto-estima nacional esteja em baixo.

Mais uma situação para o FMI vir ajudar a resolver!

2 comentários:

Fatyly disse...

há que juntar a isso as infindáveis novelas...mas infelizmente a maioria só tem os 4 canais e seria uma grande medida de poupança de energia e limpeza da alma, se desligassem e fossem para a janela ver quem passa.

Não vejo nada do referes e muito menos novelas e futebol...e ouvir fado deus me livre:)

Vejo desporto (para mim futebol não é desporto), séries e debates onde posso aprender algo mais e Livros? pois é...cada vez mais CAROS. Lei-o muito aqui...até ao dia em que vir que não poderei suportar ter tv por cabo (e tenho o mínimo dos mínimos).

Se na RTP (estação que para mim é a das piores) que é paga por todos nós, vi a grande entrevista que fizeram a PPC foi uma constante ..."só temos 30 segundos, só 10"...numa atrapalhação em que cortaram por diversas vezes o raciocínio do entrevistado...o que há a esperar das outras?

Nada como estupidificar um povo e dar-lhe palha...

e o FMI ajudar? só se for para afundar mais:)

daga disse...

realmente a televisão está cada vez pior...
felizmente tenho os livros e posso gravar filmes (que só passam de madrugada) e tenho dvd!
mas nem todos podem e aí é realmente "estupidificar" o povo...
Boa análise do "Domindo à noite" ;)

Share Button