Etiquetas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Why is London burning?

Nos ultimos dias, a cidade mais famosa da Europa tem estado sob estado de sítio.

Aparentemente um engano da polícia, foi o mote para que a onda de violência começasse a surgir. A revolta interna já lá estava, apenas foi dado um motivo para aquilo que há muito se especulava : o caos iria chegar mais cedo ou mais tarde!

Chegou num belo dia de verão e parece que só terminará depois do Inverno.

Londres é a cidade da Europa mais multicultural. Nela vivem cidadãos de todo o Mundo, estando os ingleses em larga minoria. De todo o mundo vêm pessoas estudar e trabalhar para a capital inglesa, não importando se o emprego é de menor dimensão daquele que tinha no país de origem. O que importa é ir para Londres. Daí que as expectativas possam ser frustradas por não se alcançar o nível de vida esperado. Muitas pessoas chegam a Londres com muitas ilusões e depois ficam desiludidas.

É preciso ter em conta que aquilo que se está a passar na capital inglesa surge dias depois do atentado em Oslo. Que se verificou por razões completamente diferentes daqueles que estão na origem dos motins britânicos. Este caso é muito semelhante com o que se tinha passado há uns anos em Paris.

Importa perceber porque razão a velha Europa está a ser atacada nas suas principais capitais e por cidadãos europeus, com pleno direito de participar na construção europeia.

Esta parece ser mais uma luta numa guerra entre pobres e ricos, cada vez mais frequente e sem fim à vista.

Mas sempre com o mesmo palco : No Velho Continente.

8 comentários:

Cristina e pai disse...

Bem verdade caro Francisco, mas acima de tudo isto, julgo dever-se aos diferenciais cada vez maiores entre pobres e ricos, mas que infelizmente têm levado para a pobreza ao limiar da rotura e da tolerância em ver e calar. Abraço, Pedro F. Sanchez

Francisco Castelo Branco disse...

O que se passa em Londres é o reflexo da crise social em que vive a Europa?

myra disse...

diferenças enormes cada vez mais enormes, entre ricos e pobres...estes cada vez sao mais e mais...mas acho que tem que ver tbem com a crise mundial! é horrivel o que està passando...
abraòos

daga disse...

O descontentamento social é um reflexo da crise sim, é um protesto contra a falta de respostas da democracia, uma descrença na capacidade dos partidos para resolverem a crise! E isso é um perigo...

Fatyly disse...

subscrevo totalmente as palavras de "daga"...e é deste "perigo" precisamente que em tempos comentei...e não queria passar de novo, porque bastou três, volto a repetir três anos de uma Luanda e outras cidades principais mergulhadas no caos e a ferro e fogo dantesco provocado por "???" completamente desconhecidos de que nasceu por lá.

Anda um video na net sobre o testemunho de "um assassino económico e respectiva actuação de..." e incrivelmente associei ao que se passou e que ninguém ainda relatou...e ao que agora acontece!

a Firefly spotter disse...

...o vazio de uma geração, a incapacidade de outra..

Francisco Castelo Branco disse...

o vazio de uma geração de trabalhar e lutar pela vida

Junaidi + Shabz disse...

Really good piece, thanx for sharing.

Share Button