quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sejam campeões!

José Mourinho e André Villas Boas são os maiores representantes do futebol português no que a treinadores diz respeito. O primeiro já nada tem a provar mas só será Rei com Coroa se conseguir bater o Barcelona de Pep Guardiola. Este é o ano decisivo pois o treinador do Barcelona vai fazer o seu ultimo ano e depois é provavel que os Culés percam qualidade. Assim, o Especial tem a derradeira oportunidade para chegar aos céus. Também é um objectivo madrileno chegar à 10ª conquista da Champions mas o Real ainda não tem equipa para ganhar. É preciso muito trabalho. Este é o grande desafio de Mou, apesar de já ter um trofeu blanco.

Villas Boas vai começar agora a sua carreira internacional depois de um ano épico à frente do FC Porto. Tem no seu curriculo um campeonato sem derrotas, o que o torna ainda mais especial que o primeiro. No Chelsea, onde também começou Mourinho fora de portas; Villas Boas vai ter de lidar com um plantel velho e cansado. Para além da mítico confronto com Alex Ferguson, Wenger e agora Mancini. Apesar da tenra idade, o técnico português tem todas as condições para fazer um percurso melhor que o Mourinho. As suas equipas praticam um futebol de melhor qualidade e são mais ofensivas.

Estes são apenas dois representantes do nosso futebol lá fora. É inegável que a qualidade dos nossos treinadores tem aumentado. Até porque o mercado português é bastante apetecível.

Quem sabe se estes dois mestres não se vão encontrar na final da Liga dos Campeões já com o titulo de campeão nacional do respectivo país no bolso. Era importante para o nosso futebol e também para o país.

Mas há mais mestres : Jorge Costa, Couceiro, Paulo Sérgio, Queiroz, Pacheco, Toni......espalham a sua sagacidade técnica por esse mundo fora.

Será que , como afirma Jesus; que os técnicos portugueses a nivel da metodologia do treino são os melhores do Mundo? Mourinho e Villas Boas comprovam isso mesmo?

1 comentário:

Fatyly disse...

Pelo o muito que já li (mas não vejo qualquer desafio de futebol), Mourinho é de facto um bom treinador, quanto ao Boas, sinceramente não sei.

Sim, temos "tecnicos portugueses" em várias áeras que são de facto os melhores do mundo e tão mal reconhecidos e valorizados "entre portas" e que infelizmente só lá fora é que o são seriamente!

Já temos FADO, resmas de FUTEBOL e o resto...deves saber!

Share Button