segunda-feira, 18 de julho de 2011

populismo vs exemplo

O novo governo de Passos Coelho tem, nestes primórdios avançado com algumas medidas que não têm grande impacto a nível orçamental, mas que são vistas por alguns como exemplos. Principalmente por aqueles que estão fartos do "despesismo publico" a que os nossos governantes costumam estar habituados.

Primeiro foi a mudança de executiva para económica do PM nas viagens para a Europa, bem como da redução do número de pessoal que costuma viajar. Seguiu-se a famosa "tratem-me por Álvaro". Logo depois foi noticiado que carros para uso particular nem pensar....ah e que os Ministros comunicavam por gmail.... Esta semana foi novidade o facto de no Ministério da Agricultura ninguém usar gravata para poupar energia. E o Álvaro à Sexta feira vai a uma empresa nacional dar um "empurrãozinho".

Começo a achar que os Ministros querem estar ao nível das pessoas e isso não tem graça nenhuma tendo em conta o papel público que eles têm na sociedade.

Há quem ache estas medidas populistas, outros aplaudem o facto de quem está por cima dar o exemplo.

Pode muito bem acontecer que isto não passe de fogo de vista e daqui a uns meses, quando já ninguém se lembrar tudo volta à normalidade, ou então, isto é mesmo para ser regra e no Governo de Passos não há mesmo "tachos for the boys".

Seja o que for, a verdade é que estas medidas estão a ter impacto na opinião pública e por isso são de salutar, já que neste país estavamos habituados ao conforto de quem está no poder. Tem tudo o que lhe apetece.

Esta atitude só revela uma enorme humildade, principalmente por parte do Primeiro-Ministro que no básico está a dar o exemplo...

Veremos no resto....

1 comentário:

Fatyly disse...

e aguardo porque estes passos de dança pouco ou nada dizem. Como diz o outro "ver para crer"!

Share Button