domingo, 10 de julho de 2011

Olhar a Semana - Castelo de Cartas

Amanhâ a SIC Notícias, emite um documentário sobre a verdadeira crise da dívida soberana que o Mundo está a viver. Já a semana passada, o expressodalinha, fez uma análise perfeita sobre o nosso momento actual.

Desengane-se quem acha que é só Portugal, Grécia e Irlanda que estão nesta situação. Se estes três países cairem, vai cair toda uma estrutura e que dificilmente se voltará a construir de maneira igual. Porque o aqui que está em causa não são só problemas de ordem económica. Tem a ver sobretudo com questões políticas, tendo repercussões a nível social.

Os Estados Unidos vão ser os primeiros a sofrer com esta queda da Europa. Quem está a esfregar as mãos de contente é sem duvida a China, Russia, Brasil e India, bem como a Turquia e outras potências emergentes, porque é a estes países que os europeus vão recorrer daqui a alguns anos....

As agências de notação são mais um falhanço deste mercado capitalista....já não digo selvagem porque ultrapassa este termo. Criar mais um monstro que avalie as dívidas publicas é um erro e a Europa não pode entrar por esse caminho de deixar as economias nas mãos de dois ou três analistas.

O que se vai passar nos próximos 4 ou 5 anos é à queda do sabe-se lá o quê, porque ninguém sabe já o que isto é.

Agora é aguentar a Grécia até ao limite, porque depois tudo isto vai ruir como um castelo de cartas....

7 comentários:

expressodalinha disse...

Para além da crise ser de facto isso, uma crise do actual capitalismo, a Europa há muito devia ter abandonado as notações das agências , qd se trata de emprestar dinheiro a países da zona euro.

expressodalinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fatyly disse...

e já ontem ouvi na SicNotícias (de repente não me recordo o nome do programa) a fabulosa análise de Vitor Bento sobre o discurso hipócrita feito às agências de rating, como elas funcionam e no fundo, como aprendo todos os dias, julgo que a médio prazo ninguém quererá investir em Portugal, excepto se mostrarmos resultados que irão demorar o seu tempo.

Sinceramente e como já te disse noutro comentário que vai um pouco ao encontro do que diz "expressodalinha", e diria mais, a UE já deveria ter abandonado ou criado logo à nascença uma própria.

O capitalisno actual além de selvagem é canibal e volto a repetir não vamos a lado nenhum com um governo totalmente à direita, como à esquerda, porque a meu ver PPC nunca deveria unir-se a PP...porque esta escolha foi dele e o PR (com discursos tão aparvalhados) deveria sim, ter intervido na coligação (não sei se poderia, e se não, pelo menos dar um conselho) com o 2º maior.

Acho que à beira de um "estado de coma" deveriam estar presentes os responsáveis PSD e PS!

Depois o português é perito em:

- lamentar-se e não faz a ponta de um corno para mudar o quer que seja
- fica todo feliz porque fugiu aos impostos
- lá fora é melhor porque lá fora não se brinca em serviço, quando cá dentro é tão preguiçoso, atrasado e não cumpridor dos seus deveres
- ora pois então...vamos todos a banhos, assobia-se para o lado e em Setembro logo se verá...

e fico-me por aqui que isto até me dá vómitos!

Deixa lá rapaz, nós os velhos aguentamos com o desmonarar do baralho de cartas de forma a não vos atingir...e vós jovens é que deverão lutar pelo vosso futuro..

Balha-me deus e toda a santainhada neste pantanal onde ninguém se entende.

Francisco Castelo Branco disse...

mas o PS também se aliou a esta coligação : afinal assinou o memorando da troika!

daga disse...

É realmente a "queda do sabe-se lá o quê", mas e o que vem depois? Também será um "sabe-se lá o quê" :p
(espero sinceramente que não seja como o que veio depois da crise de 1929)

Francisco Castelo Branco disse...

bem pior...

vai ser preciso construir de novo

expressodalinha disse...

Se fôr só isso...

Share Button