domingo, 10 de julho de 2011

Naquele Tempo VI : a velhinha rádio

Quem não se lembra do famoso "Bom dia são sete da manhâ e esta é a Rádio.....". Ou da musiquinha da TSF que anuncia as notícias......
Ou do famoso "goloooooooooooooooooo" , radiofónico que demora horas a passar....
Pois isso tudo acabou.
Com o apogeu da TV, dos canais por cábio, a chegada da Internet e por fim, das maravilhas ou não das redes sociais, a rádio tem os dias contados.

De facto, mudam-se os tempos, mudam-se os hábitos.......O que no antigamente era um hábito saudável e que reunia pessoas no café, por exemplo, para assistir a um desafio de futebol; hoje tornou-se uma unitilidade. Apenas nos lembramos do rádio para nos distrairmos das imensas filas de trânsito ou então para "acompanhar no trabalho".

Ouvir rádio já não faz parte do nosso quotidiano, porque simplesmente não se passa nada de relevante neste aparelho. A imagem substituiu o som, a pesquisa fácil e rápida é melhor que o noticiário hora a hora. Além de que os programas giros estão todos na televisão, onde podemos acompanhar a emissão e as emoções.

Já nem na rádio ouvimos o relato da bola, porque queremos assistir ás jogadas ao vivo e não imaginá-las. Com o aparecimento das redes sociais, os fóruns radiofónicos deixaram de ter interesse e até "aquelas" personagens de quem só conheciamos o nome, a voz e os disparates, estão agora à distância de um simples pedido de amizade.

A música, essa basta ir ao youtube.

Perante isto, não sei porque continuam os artistas portugueses a reclamar 50% de música portuguesa nas nossas radiofonias. Que tal irem ao Facebook?

A sentença está dada, para quando o óbito definitivo?

6 comentários:

Fatyly disse...

Recordo-me eu e não ouvias de certeza o Rádio Clube de Angola e as clandestinas, ui, ui.
Foi no Brasil e nos finais de 1975 que vi pela primeira vez uma televisão. Regressei em 79 e fiquei em Portugal e só em 82 é que comprei uma.
Mas não concordo contigo, eu ligo aqui ou num rádio pequeno e adoro ouvir a M80 por exemplo e nos anos 70/80/90 não havia música portuguesa, porque só passam as estrangeiras?
Lá aparece uma ou outra de vez em quando e lembra-te que ainda há muitos portugueses que nem sequer têm luz e ligam-se ao mundo pelo rádio de pilhas. Outros milhares nem sequer têm internet.

Todos pagamos a rádio e deveriam respeitar mais o trabalho de tantos artistas portugueses.

Quando leio não oiço música.

Olha eu não estou no Facebook e ir ao Facebook quem? os artistas portugueses ou quem estiver a ler o teu post?

Dominas bem o inglês? claro que sim, acredito que sim...e eu que sabia falar e escrever corretamente pois profissionalmente tinha que ser, algum estilhaço de um morteiro fez "delete" no meu pc cerebral e quando deixei a minha terra cadê o inglês? Ao longo dos anos tentei ir fazer um curso intensivo, para avivar esse "campo", mas não tinha e não tenho possibilidades económicas e balha-me o santo tradutor e vou fixando, anotando, fixando:):):):)

A sentença está dada? olha-me este...vai lá dizer ao "ti Zé do cajado" que levas da grossa
ou até a quem me criou que nos seus 88anos (ainda autónoma) ouve o seu rádio e todos os desafios de futebol e sempre que a visito no lar (já tive que esperar que o desafio acabasse porque "estava no melhor do jogo") e diz-me sempre: raio que os parta...nem o meu Benfica ganha nem passam mais música portuguesa... e até nos quatro canais que só consigo ver quando me deito (e aponta para a tv) é só estranja e a "trinet" já não é para as moças do meu tempo loll

É por ela e por milhares de portugueses maravilhosos como ela, onde incluo a minha mãe...que a rádio e a música portuguesa ainda tem um batalhão enorme de fãs (cá dentro).

expressodalinha disse...

Eu sou do tempo da "23ª hora". A música impõe-se. Não se decreta. É como as agências de rating...

Francisco Castelo Branco disse...

mas quem é que hoje em dia se senta no sofa da sala a ouvir musica? e a pensar no vazio....

como se estivesse a ver tv ou na net

Fatyly disse...

FCB
Quem? é só perguntar que talvez fiques espantado porque de facto desconheces essa realidade!

daga disse...

"Let's hope you never leave old friend(...)Radio, someone still loves you!"
embora não seja especialmente fan, concordo com eles nesta parte :))

Francisco Castelo Branco disse...

fatyly

pois de facto, entre a malta mais nova....

Share Button