Etiquetas

sábado, 9 de julho de 2011

Juba

Hoje, o mundo vai ficar a conhecer o 193º país independente. A República do Sudão do Sul vai finalmente livrar-se da opressão e tirania do Norte. Após cinco décadas de carnificina os sudaneses do sul vão ter finalmente uma casa própria.

Todos sabemos o que foi a carnificina operada pelos lideres do Norte, guiados pelo seu Presidente Omar el Beshir. Em 2005, foi firmado o acordo de paz, pelo lider dos rebeldes John Garang.

O conflito verificado em algumas zonas deveu-se sobretudo ao petróleo e a quem seria o seu "dono". Salva Kiir será o Primeiro Presidente da nova nação e amanhâ será assinado a nova constituição transitória, com a presença de Ban Ki Moon. O próprio afirmou que a transição será "dolorosa e díficil". Apesar de amanhâ ser um dia de festa, os próximos dias ou anos serão muito complicados, porque ainda vivemos num mundo em que a "autodeterminação dos povos", ainda não é bem aceite. Veja-se o que se passou no Kosovo e o que está a acontecer em Benghazi, a mais que próvavel futura nação do Mundo Árabe.

Para já, é tempo de dar as boas vindas a Juba e aos seus habitantes, esperando que o futuro seja de alegria e não de sangue.

1 comentário:

Fatyly disse...

Também li e festejo com eles a sua independência porque já chega de "sangue".

Share Button