Etiquetas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Figuras da Década (18): J.K Rowling

Foi a 31 de Julho de 1965 que nasceu em Yate a escritora de ficção com mais sucesso da ultima década e quem sabe dos ultimos 20/30 anos.
A invenção da personagem Harry Potter valeu a esta senhora fama e uma enorme riqueza só por ter conseguido entreter as crianças de todo o mundo com as suas aventuras mágicas.
O primeiro livro de JK foi Harry Potter e a Pedra Filosofal.
A partir daqui a escritora não mais parou e escreveu mais 6 livros. Todos alcançaram sucesso a nível Mundial.
Perante o sucesso alcançado, a Warner Bros em 1998 comprou os direitos televisivos da série e Steven Spielberg realizou a maior parte dos filmes. Foram os 8 os filmes de Harry Potter, mais um que os livros pelo facto da ultima obra ser dividida em duas películas.
Por tudo isto recebeu das mãos do Presidente Francês Nikolas Sarkozy a insignia de Cavaleiro da Ordem da Legião de Honra.
Será que a escritora e o seu herói ficam por aqui?

3 comentários:

daga disse...

não sei... o que eu sei é que esta senhora pôs as crianças e os adolescentes a LER! E isso é muito positivo :))
(atenção que eu também li os livros todos e não sou nenhuma jovem ;)

Francisco Castelo Branco disse...

li o primeiro e não gostei

Fatyly disse...

Pelo impacto mereceu o prémio, embora sinceramente também li o primeiro e não gostei, bem como um dos filmes, mas as filhas, genros e a minha mãe já com 82 anos (não lê, devora livros), gostaram muito.

PS: Ao longo destes quase 15 anos que ando por aqui, imprimo imensas coisas que leio e dou-lhe, assim como os comentários. Já fez 4 dossier...por temas...

Pois bem FCB nem te digo o que ela me disse sobre os teus Duelos Intelectuais do 1º ao 11º e ultimo acto, bem como vários sobre história:) pois claro, pois claro...sendo ela defensora do PPC e do seu PSD (há uns anos andava fula), mas agora xiiiiiii onde me fui meter. Mais...ouve os debates parlamentares, anota tudo e depois "discute" comigo(no bom sentido).
Tadinha, na sua misera reforma tiram-lhe 6 € e eu "danada" e ela "oh filha não sejas assim, vais ver que é para bem de Portugal e um pedacinho também para os tachos e panelas".

Felizmente ainda é autónoma em tudo (não tem empregada) e senhora do seu nariz, vive aqui perto mas sozinha (o meu pai morreu há 12 anos) e eu sou a sua empregada, secretária, motorista, carregadora de compras, porque a idade pesa e não sai sozinha. Ler é o seu obi preferido!

Desculpa, mas quis dar-te uma satisfação como já dei nos vários que ando!

Share Button