Etiquetas

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Um PM que prometia

Muito prometia este menino bonito do PS.
Um dos braços direitos de Antonio Guterres, o responsavel pela realização do Euro 2004, José Socrates ambicionava ficar na história. Do PS e do país.
Ora, se na história do Partido Socialista ele vai ficar, na de Portugal só se o ainda PM chegar a Presidente de Republica.
Talvez por sobranceria, má-fé, personalidade ou outra coisa qualquer, Socrates previu tudo mal e não soube dar o braço a torcer.
Não se percebe como todos os paises já se adaptavam à crise e o nosso PM falava em crescimento económico. Quando todos falavam no FMI, Socrates lutava para evitar a todo o custo a entrada do Fundo em Portugal.
Não foi por falta de aviso e companheirismo do seu ex-amigo Teixeira do Santos, até porque hoje sabemos que o ministro das finanças tentou "acordar" o Primeiro.
O maior erro de Socrates foi adiar o inevitável. Fê-lo porque sabia que no dia em que o FMI aterrasse em Portugal, os partidos politicos iriam pedir eleições antecipadas. Pior que tudo, foi durante o segundo mandato e com uma maioria relativa no Parlamento não ter chegado a acordo com os principais partidos da oposição. Se assim fosse, teria ganho respeito e credibilidade junto dos portugueses. Preferiu a arrogância democrática em vez do diálogo. Só agora quando percebeu que não ia vencer é que apelou ao consenso. Mais uma vez tarde e a más horas.
Também geriu muito mal os casos em que foi réu. Em vez de manter uma posse de Estado preferiu atacar tudo e todos com as ditas "campanhas negras". Por muitas razões que tenha do Jornal da TVI, não pode nunca um PM utilizar a censura. Os tribunais e o Direito existem para alguma coisa.
Socrates agiu como um menino mimado e não como um lider de um país.
E o seu maior erro foram as mentiras. Custava muito falar verdade?

6 comentários:

Fatyly disse...

Nisto estou totalmente de acordo contigo, mas faltou à oposição o "saber e dever" de dar a volta.

Porque o PSD pôs-se ao lado do PS aquando da moção de censura ao governo, apresentada por outro opositor? Já tinha caido há muito e muito se tinha poupado.
A sede do poder é dantesca e só te digo que estamos numa enrascada danada tudo pelas birras políticas que lá fora dão a imagem que dão...mas aguardarei e oxalá que esteja enganada ao afirmar o que anteriormente afirmei!

Francisco Castelo Branco disse...

Pos-se ao lado do PS porque não era o momento para fazer cair o governo.

e o PSd nao se meteu ao lado do pS.

Absteve.se......

e foi o governo que caiu por si

expressodalinha disse...

Ainda vamos ter saudades deste trafulha.

Francisco Castelo Branco disse...

ahahaha, ele volta em belem...

Anónimo disse...

Expresso
temo bem que tenha razão...
O melhor que pode acontecer a Sócrates é perder as eleições!
FCB
vamos ver se não aparece uma razão qualquer para reabrir "freeport"
Não o vejo com estofo para PR....
Tem as mãos demasiado sujas!
abraço a ambos.
Parabens pelo bom trabalho desenvolvido sobre o tema.

DCS (retired ATP)

Francisco Castelo Branco disse...

ah pois DCS, agora Socrates está vulneravel

Share Button