terça-feira, 21 de junho de 2011

Quanto vale uma palavra?

O Mundo desportivo está em choque, principalmente os portistas.
André Villas Boas, o super treinador que levou o o FC Porto à conquista do campeonato, taça e Liga Europa vai-se transferir para o Chelsea, após o clube londrino pagar 15 milhões de Euros da cláusula de rescisão. Quem pode, pode.
Aqui tudo normal, não fosse o facto do próprio Villas Boas jurar fidelidade ao clube pelo menos por mais um ano. Isto para tentar ganhar a Champions. Mas nada disso vai acontecer, porque de um dia para o outro, o portista desde pequenino virou azul do Chelsea.
Este verão, o Benfica assiste a uma cena semelhante. Fábio Coentrão, após fazer juras de amor ao clube da Luz, disse no verão que ansiava jogar no Real Madrid.

O que quero destacar são duas coisas : Quanto vale uma palavra nos dias que correm? . E os milhões falam mais alto do que a paixão? seja ela qual for.....

Villas Boas e Coentrão deram um mau exemplo aos seus idolos. Não porque queiram ir para clubes com mais ambição e condições, mas porque juraram fidelidade às suas entidades empregadores. Ora, isto não é caso unico. Também nas empresas acontece isso. Hoje o amor à camisola já é raro, porque o objectivo é sempre fazer a ponte para um sitio melhor. Em vez de contribuir para que essa empresa ou clube seja a melhor.

A partir do momento em que se jura fidelidade e amor à camisola, já não há volta a dar. E o vínculo tem de ser esse. A palavra tem de ser apenas uma e não mudar como se fosse uma camisa.

Virar de intenção ao primeiro aceno de notas é mau exemplo......

Seja em que actividade for

9 comentários:

Garganta Funda disse...

Das duas uma: ou a máfia russa faz um bullying muito melhor que a máfia do Porto ou então André Villas-Boas é, de facto, bastante mercenário.
Como benfiquista também não gostei das palavras de Coentrão há tempos, mas acho que esta atitude de AVB acaba por ter um peso maior e consequências muito mais devastadores (obrigado Abrahmovic). Agora, resta-lhe levar os "seus" Falcao e Moutinho com ele, dois "pesos pesados" na caderneta portista. Uma coisa é certa, a liga ZON Sagres 2011/ 2012 ganha com esta saída de AVB na medida em que o campeonato será mais renhido.

Sobre a questão da palavra, é triste que profissionais venerados e apoiados constantemente por massas tão densas de pessoas, não mantenham uma integridade, honestidade e a sua palavra. Mas ainda há uns que preferem os valores que lhes foram incutidos a outro tipo de valor€s.
Curioso que 2 dos melhores treinadores do mundo na actualidade (A. Villas-Boas e J. Mourinho) tenham passado os seus últimos dias na Invicta enquanto treinadores do clube sob escolta policial protegendo-os... do próprio clube.

Garganta Funda
http://gargantafundablog.blogspot.com

Francisco Castelo Branco disse...

liga ZON Sagres 2011/ 2012 ganha com esta saída de AVB na medida em que o campeonato será mais renhido.

concordo contigo. Só que como benfiquista tenho pena que de precisar da saida de AVB para pensar voltar ganhar um campeonato.


AVB mandou por fax a rescisão do clube.
Apesar do fcp ser um garante de sucesso, nestas alturas de virar as costas pelos treinadores; eles não perdoam.
A AVB não vão perdoar.
Também não percebo as juras de fidelidade quando eles sabem perfeitamente que nunca é assim. Parecem o socrates quando diz uma coisa e acontece a outra.

Pinto da Costa teve uma enorme desilusão

daga disse...

quero felicitá-lo, Francisco, por este post! revela um sentido de dignidade e respeito pelos outros que já é raro hoje em dia, época em que "uma palavra" já não vale nada, desde que se "acene com umas notas"...
continue com os seus ideais, pois são bem necessários num mundo cada vez mais materialista e menos ético!

Francisco Castelo Branco disse...

Obrigado Daga.
Muito obrigado pelas palavras

Fatyly disse...

Dizes ser do benfica e fizeste um post sem ataques, o que desde já te dou os parabéns...e reportas o mesmo problema para a sociedade de uma forma geral, o que subscrevo.

Continua a pensar e agir assim, porque o futuro é vosso e há muito que vejo pelas ruas da amargura a palavra de honra, o compromisso e fidelidade, valores dos quais jamais abri mão!

Francisco Castelo Branco disse...

porque havia de fazer ataques?

então o homem que limpou o campeonato vai-se embora e eu ia fazer ataques?

foi a melhor contratação do benfica!

Fatyly disse...

Calma pá:) ataques clubisticos o que maioria faz (li a notícia no SAPO e basta ler os comentários) e tu vais mais além em defesa de valores tão perdidos.

Acho que leste mal o que escrevi, ou então eu não me expliquei bem.

expressodalinha disse...

Não posso estar mais de acordo com o post e os comentários. Abraço.

Anónimo disse...

Sois todos burros..... O Porto vender um treinador por 15 milhoes ? LOL !!! Foi como vender o preto (defesa esquerdo que me esquece o nome) por 15 milhoes, depois de o terem comprado por 600 mil euros ao Setubal.... Eu ficava fodido era se comprassem o Pinto da Costa !!! Sois mesmo odres !!! LOL !!!!

Share Button