Etiquetas

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Passos de Coelho

Apareceu para concorrer as eleições internas do PSD em 2008. Do nada, contra os gigantes Pedro Santana Lopes e o mito Manuela Ferreira Leite. O menino que tinha tirado o curso de Economia e sido Presidente da JSD perdeu por escassos numeros numa altura em que o PSD ainda vivia fechado nas guerras internas.
Prometeu não fazer oposição interna mas seguir com as suas ideias dentro de um PSD que não admitia meninos vindos fora do aparelho.
Foi ostracizado por Manuela Ferreira Leite nas eleições de 2009 ao ponto desta prescindir do seu serviço no Parlamento. Assim que o mito Ferreira Leite perdeu as legislativas com o pior resultado de sempre, Passos Coelho apareceu novamente já com uma embalagem e um capital muito forte. Nunca durante a campanha eleitoral foi uma voz de divisão interna.
Concorreu às eleições internas de 2010 contra Aguiar Branco e Paulo Rangel, outro candidato surgido do aparelho. Ganhou o congresso que antecedeu as directas e venceu as eleições à segunda tentativa. O primeiro gesto foi o de unir o partido que olhava de lado para o menino de Angelo Correia.
Já como lider da oposição, fora do Parlamento; ajudou Socrates a aprovar dois orçamentos do Estado e três Plano de Estabilidade e Crescimento. Apesar das críticas de alguns barões sociais-democratas manteve-se firme e hirto com as suas ideias. Foi criticado por causa do projecto de nova Constituição, mas todos hoje reconhecem que é necessário alterar a lei fundamental. Disse que ia reduzir o numero de deputados. Muito bem, o povo aplaude esta iniciativa.
À quarta tentativa de Socrates tentar afundar ainda mais os portugueses, Coelho foi fiel a si próprio e disse basta!
Durante a campanha conseguiu algo inédito : reunir todos os antigos lideres do PSD na sua travessia pelo país. Só uma pessoa com forte caracter consegue juntar todos os antecessores, muitos deles não concordavam com Passos Coelho. Até Marcelo e Ferreira Leite que o atacaram publicamente estiveram "duas vezes" com o novo Primeiro-Ministro.
No seu discurso de vitória como novo PM, falou para o país e não para dentro. Falou verdade : os problemas ainda mal começaram.
Não excluiu ninguém e chamou os portugueses para "um compromisso nacional".
Até o Presidente da Republica duvidou das suas capacidades, dizem alguns especialistas da matéria.
Não terá a qualidade de Cavaco Silva, mas anda lá perto.

7 comentários:

expressodalinha disse...

Estamos feitos com estes dois... Erro de Sócrates não se ter demitido de SG do Ps logo que chumbaram o PEC 4.

Fatyly disse...

Pois é poderá ter muitas qualidades mas agora só governará com uma coligação e uma vez mais Sócrates saiu pela porta grande e agora?

Não sei, só sei que temo e muito uma coligação de direita...mas aguardarei!

Francisco Castelo Branco disse...

expresso

se socrates se tivesse demitido o resultado do PS seria bem pior.
Dificil de arranjar um lider em pouco tempo.
Socrates fez isto porque acho que sairia com o poder reforçado.
se soubesse que ia perder jamais se teria demitido, mas acho que com a vinda do FMI, ia haver uma moção de censura.

Francisco Castelo Branco disse...

Socrates saiu pela porta grande?

Acho que nao. Foi a maior derrota de sempre do PS.

veremos se o freepor ou face oculta nao sao reabertos

Fatyly disse...

Saiu sim, assumindo "sózinho" a estrondosa derrota do PS, o que muitos poucos o fazem. Nunca gostei dele, nem das suas atitudes, mas quando tenho que dizer o que sinto, digo!

Aliás todos os partidos perderam nestas eleições e 41% de abstenção...o povo geme mas não cumpre o seu dever!

Oxalá que a JUSTIÇA volte a ser ISENTA E LIVRE DA POLÍTICA, o que era enquanto eu trabalhei com ela e não ao "jeito de quem está no governo". A ver vamos!

Mau...onde fica a imparcialidade? só o Freepor ou Face Oculta? e o BPN já com 3 arguidos? e do Casa Pia? e os milhares e milhares de processos de cidadãos anónimos que ainda não terminaram e que apodrecem nos tribunais?

Francisco Castelo Branco disse...

são contas de outro rosário

expressodalinha disse...

Estou verde...

Share Button