Etiquetas

domingo, 26 de junho de 2011

Olhar a Semana - A Senhora Presidente

Esta semana aconteceu algo história na Democracia portuguesa. Pela primeira vez, uma mulher vai presidir à Assembleia da República. Assunção Esteves, que também foi a primeira mulher no Tribunal Constitucional foi eleita com 186 votos, mais 80 que a primeira escolha do partido que ganhou as recentes eleições : Fernando Nobre.

A eleição de Assunção Esteves representa muito mais do que foi dito. Significa uma mudança de mentalidades sociais e políticos no nosso país. Foi também um Coelho da cartola que Passos tirou, depois de ter perdido a eleição de Fernando Nobre, a sua primeira escolha.

Para quem tem um discurso anti-politico, anti-partidos e anti-sistema, a nomeação da primeira mulher para Segunda figura do Estado é uma excelente resposta. Que a democracia é um regime onde nem tudo sempre é igual e há a possibilidade de mudar. Essa é a riqueza democrática. A surpreendente designação pode abrir vários caminhos. Desde já a outras mulheres que queiram participar na política e o acham que o sistema ainda é demasiado machista. A imagem da Assembleia da Republica vai ser outra. O respeito e a admiração vão ser maiores. Tenho para mim que quando se realizarem debates parlamentares o nível de linguagem vai ser outro. Muito diferente daquele que temos vindo a assistir.

Foi uma boa forma de começar a renovar as Instituições e as suas figuras principais.

6 comentários:

daga disse...

concordo com a sua análise, Francisco, na realidade foi uma aposta na mudança e talvez na competência... esta senhora parece muito mais ligada às essências do que às aparências! Se for verdadeira, gosto dessa atitude.

Fatyly disse...

Pensei que te tinhas esquecido deste grande feito histórico, e olha que ela é bem tesa e com imenso gabarito, prática, competência e muitooooooo trabalho feito, e faço minhas as palavras de #daga-"é mais, mas muito mais ligada às essências do que às aparências e nunca gostou de holofotes e estrelatos... para além de embelezar o parlamento:) e continuo a dar o meu voto de confiança ao governo eleito pelo povo. Quero ver é trabalho versus transparência a todos os níveis e avancem com a "bomba" o mais rapidamente possível, porque cada dia que passa os portugueses andam tão apreensivos e aparvalhados por não saberem de nada (porque também só vêem tv) e 90% vai de férias e eu como sempre, fico a trabalhar como ou com o governo:).

Foram-se alguns canastrões, finalmente sangue novo!!!!

Quanto à linguagem usada nos debates mais acesos, não te iludas pois irá suceder, mas ela é mulher para chamar a atenção dos meninos mal-educados-comportados, uma vez que quase sempre os debates são em directo, num dos quatro canais e em dois por cabo onde muitos acompanham, para além dos que assistem no próprio parlamento!

Francisco Castelo Branco disse...

tenho a certeza que os Homens deputados vão ter isso em conta

expressodalinha disse...

Algo de notável, principalmente por ser uma pessoa de excelente perfil. Um corte com a bizarria de anteriores escolhas. Uma mulher interessante. As coisas estão a correr bem...

Francisco Castelo Branco disse...

já estás com mais esperança jorge?

eu bem te disse!

Giuseppe Pietrini disse...

Apesar de ser PS, teria preferido que Fernando Nobre tivesse sido eleito Presidente da Assembleia. Seria um sinal dado ao povo que alguém que não fez da política uma carreira pode almejar um alto cargo público.

É aquela históriazita da democracia real, sabem?... E também do slogan de Barack Obama, o célebre "Yes, we can.".

Share Button