domingo, 19 de junho de 2011

Olhar a Semana - Ruptura Ideológica

Após a constituição do novo governo e de ter ouvido alguns comentários a propósito do perfil dos novos ministros, dá para perceber que estamos perante uma ruptura ideológica. Aliás, foi o que Passos Coelho sempre prometeu.

A eleição de Passos Coelho vem trazer uma nova viragem ideológica e a escolha destes nomes confirma isso mesmo. Para além de existir um corte com o passado também há a certeza da implementação de novas politicas que radicalmente vão ser diferentes, mexendo em alguns sectores que há muito estão parados.

Também muitas sensibilidades serão afectadas, principalmente ao nível do sindicalismo. No Trabalho e na Educação vai existir muita luta, tendo em conta os protagonistas: Os Ministros são Liberais e os sindicatos ainda são mais radicais. Daí que a convivência nestes dois sectores vá ser interessante de seguir.Com muita contestação na rua....

O perfil destes Ministros não tem a ver só com a sua ideologia, mas também com a sua teimosia e vontade de mudança. Ao que me parece, sendo pessoas desligadas dos partidos podem garantir imparcialidade e independência em relação aos interesses instalados. Veremos se é assim ou não....

Uma nota final para dois Ministros : Vitor Gaspar e Paula Teixeira da Cruz. A Ministra da Justiça tem um conflito com o actual Procurador Geral da Republica. Veremos que acontece e que histórias vão ser escritas entre estes dois. Já o Ministro das Finanças dá garantias plenas que o plano da troika vai ser cumprido na sua integra. É possível que estejamos perante o executivo mais à Direita desde os tempos de Cavaco Silva.

3 comentários:

expressodalinha disse...

Para já um voto de confiança. A ver vamos...

Francisco Castelo Branco disse...

Amanhâ é a primeira prova..

Fatyly disse...

Para já cumpriram o 1º mandamento: redução de Ministérios versus executivos, o que não significa que dos 16 para os actuais 11 ministérios sejam mais poupados e eficazes.

"O mais à direita ou o mais esquerda"...nunca trouxe coisa boa!

Faço minhas as palavras de "expressodalinha" - para já um voto de confiança e a ver vamos!

Share Button