quinta-feira, 9 de junho de 2011

Criminosos de Guerra

Devido ao acto eleitoral realizado em Portugal, escapou-nos um tema de extrema importância, que se passou a semana passada.
A captura de Ratko Mladic e o consequente julgamento por crimes de guerra.
Agora os culpados do massacre de Srebrenica já estão todos nas mãos do tribunal Penal Internacional o que abre as portas à Sérvia para entrar na União Europeia juntamente com a vizinha e rival Croácia.
Mas esta captura mostra bem que os criminosos não têm onde se esconder, por muito tempo que vivam sob disfarces hollywoodescos.
Também se trata de fazer justiça perante os familiares da vítimas do maior massacre bósnio de sempre. Aqui estou de acordo em que se punam aqueles que atentam contra a dignidade da pessoa humana.
Já o cerco a Kadaffi é bem diferente porque se trata de uma intromissão num Estado independente, mas se virmos bem as coisas, também o lider Líbio está a ser responsável pela morte de milhares de pessoas. Ontem conversava com uma pessoa sobre esta invasão, e ele dizia-me que era uma "estupidez".
Pode ser do ponto de vista, do que vai acontecer após a queda de Kaddafi. Mas se a Nato está lá é para impedir que novos ditadores ocupem a cadeira.

6 comentários:

Fatyly disse...

"Aqui estou de acordo em que se punam aqueles que atentam contra a dignidade da pessoa humana."

quando há dias li a notícia, pensei precisamente no que dizes e que subscrevo, porque agora se irá fazer justiça...

justiça essa que falhou, ou nunca quiseram saber no que toca "aos responsáveis (de ambos os lados) pela morte de milhares de pessoas indefesas" no teatro de Angola. Falo de Angola, porque não vivi a realidade das outras ex-colónias...e já agora nenhum elemento da PIDE foi julgado e onde estão?, o que fazem? e ...olha não consigo escrever mais, porque tento esquecer imagens horrendas que vi, mas jamais o consegui, onde mulheres, crianças e velhos...CARAMBA!

O lider Líbio sempre foi responsável pela morte de milhares de pessoas, (todos os ditadores o foram, são e serão) mas sinceramente não sei descrever o que sinto sobre a invasão e oxalá que a NATO consiga impedir "que novos ditadores ocupem a cadeira"!

PS: obrigado pelo teu contra-ponto ali em baixo!

Um abraço

Francisco Castelo Branco disse...

estou a falar da Sérvia e nao de Angola.

Angola é um mar de problemas e de pessoas sedentas por poder, esquecendo o povo

expressodalinha disse...

Porque não o eliminaram, também?!
Angola... Ouvi dizer que vai haver golpe de estado (mas não digam nada).

Francisco Castelo Branco disse...

bah, eles nao têm capacidade. Sao ultra pobres

Fatyly disse...

FCB
Peço-te desculpas, sei que falas da Sérvia e não de Angola, mas voltei a reler o escrevi e não deves ter lido bem ou percebido, o que disse foi no passado quando Angola era uma colónia portuguesa até à independência, não "num mar de problemas após a independência".

A PIDE era salazarista e ai de nós porque duas pessoas juntas já era uma conspiração, percebes? os "militares carniceiros de bancada" ordenavam aos desgraçados dos jovens militares os massacres...tal como Mladic que deu ordens e ai de quem nao as cumprisse.

Algum "que praticou actos hediondos sobre civis indefesos, foi julgado? NUNCA.

Quando ao golpe de estado que referem...não sei, só sei que Angola irá ser o futuro para muitos, mas muitos portugueses! Para mim não será com toda a certeza, mas gostaria de morrer na minha terra!

Sakana disse...

HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

www.sakanagem69.blogspot.com

Share Button