quinta-feira, 16 de junho de 2011

Causas & Coisas - Colegas

Não são nossos amigos, conhecidos ou outra coisa qualquer.....são colegas.

Em Portugal existe o hábito de tratar colega aqueles que connosco partilham a sala de aula durante a nossa vida escolar ou o local de trabalho na fase mais adulta. São pessoas que conhecemos porque as vemos todos os dias mas no fundo não sabemos nada deles porque são estranhos com quem partilhamos apenas a secretária, o facebook, o lápis ou a caneta.

Chamar colega a outra pessoa é estabelecer uma barreira pessoal entre a intimidade e a rejeição. No fundo, se o colega passar a amigo é porque foi aceite. Caso se mantenha o título de colega, então é sinal de rejeição. Nunca deixará de ser o colega da escola ou do trabalho.

Não há amizades na escola ou no trabalho porque estes se tornaram locais onde as pessoas passam o tempo concentrados numa tarefa. Todos têm a sua vida organizada fora destes sítios que servem apenas como locais de passagem, pelo que há pouco espaço para criar amizades com os colegas.

Aliás, ao chamar colega a uma pessoa não se está a chamar nada.

Ou será que sim?

Penso mais profundamento e chego à conclusão que como não tenho nada para chamar áquele paspalho de quem não gosto mas tenho de olhar para a cara dele/a todos os dias, então vou chamar colega. Assim não lhe chamo palhaço porque pode parecer mal, mas também não é amigo e assim não se criam intimidades com o "palhaço".

Tendo em conta que existem muitos colegas no nosso país, não é de admirar que se dêem muitas facadinhas nas costas!

7 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Ao pessoal que trabalha comigo eu chamo colegas, simplesmente alguns acumulam com o facto de também serem amigos. Mas não deixam de ser colegas por isso...

Abraço!

Fatyly disse...

Subscrevo as palavras de Rafeiro Perfumado.

Francisco Castelo Branco disse...

ou são colegas ou amigos...

são coisas diferentes...

Francisco Castelo Branco disse...

Comentario de uma amiga via facebook



"Odeio a palavra "colega", desde SEMPRE - há as pessoas que andaram na mesma escola, as pessoas lá da faculdade e " os do escritorio", agora colegas não possuo."

expressodalinha disse...

Alguns até copiam...

daga disse...

acho que poderá haver uma transição de "colega" para "amigo", porque primeiro não conhecemos quem se senta ao nosso lado na escola ou no trabalho, mas depois podemos descobrir afinidades com essa pessoa e tornarmo-nos "amigos"; não é obrigatório ficar apenas colega (ou "nada", ou "palhaço") para sempre..

Francisco Castelo Branco disse...

daga, uma boa resposta

Share Button