quarta-feira, 22 de junho de 2011

9 - A Descoberta do Brasil

A descoberta do Brasil foi um dos marcos da nossa História, principalmente uma das grandes conquistas dos descobrimentos.
Muitos afirmam que o Brasil já tinha sido descoberto, mas a verdade é que foram os portugueses que o deram a conhecer ao Mundo.
No meio deste acontecimento, subsiste ainda a dúvida de quem é que foi realmente o impulsionador e herói da novela brasileira. Pedro Alvares Cabral ou Duarte Pacheco Pereira?. Graças á nossa colaboradora brasileira, já muito da história da descoberta do país irmão foi revelado, mas não poderíamos deixar de passar em claro, este momento da nossa rica História.
Os Espanhois também fizeram parte desta guerra, estando registado que o espanhol Vicente Pinaez Pinzon chegou a terras de Vera Cruz a 26 de Janeiro de 1500. Dois anos mais tarde que Duarte Pacheco Pereira.
Seja quem for o grande responsável por ter desembarcado pela primeira vez do outro lado do Atlântico, coube ao Rei D.Manuel I a tarefa de ter idealizado esta magnifica aventura.

Uma coisa é certa : Quinhentos anos depois os laços de amizade e solidariedade entre os dois povos mantêm-se. Curioso verificar que depois destes anos todos, é o povo que foi explorador a necessitar do outro. Sintomático não?

( Continua dia 4 Julho...)

3 comentários:

expressodalinha disse...

Um intercâmbio que a língua e os laços históricos potenciam.

daga disse...

não sei se foi D. Manuel I que idealizou... e o Tratado de Tordesilhas? e aquela correcção para que a ponta do Brasil ficasse no território que caberia aos portugueses? parece que D. João II já "idealizara" ou soubera de alguma coisa ;)já disseram aqui mal dele (penso), mas para mim os "sonhos" foram todos de D. João II e depois D. Manuel colheu os louros.

Fatyly disse...

Gosto do povo brasileiro porque SIM e porque a vida dá tantas voltas, quase sempre é o que dizes: "mais cedo ou mais tarde o explorador precisa da ajuda do explorado".

EXistem de facto laços de amizade..., gostamos de ser bem recebidos, mas somo péssimos na recepção...

Share Button