Etiquetas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Que (des)Ordem é esta?

Esta semana saiu em Diário da Republica uma deliberação que obriga os Advogados Estagiários que estão a iniciar a Formação na Ordem de pagar 700 euros para poderem fazer exame. Isto depois, de terem pago a inscrição. Ou seja, para além do valor que necessitaram de pagar para se inscreverem, vão necessariamente ter de desembolsar mais 700 euros se querem fazer o exame. A primeira inscrição já incluia a realização dos exames. Caso consigam passar para a segunda fase, vai ser necessário pagar mais 650 euros afim de efectuarem o exame de agregação. Antes, a inscrição na Ordem incluia o Estágio todo, agora é necessário pagar para se fazer os exames da 1ª fase e os da 2ª fase. No fundo, há que pagar para ser advogado.

E porque razão aconteceu isto?

Porque o Bastonário da Ordem dos Advogados como perdeu em Tribunal a idiotice de fazer um exame de acesso ao estágio, quis vingar-se e arranjar uma forma de alguns estagiários que têm o curso de bolonha desistirem até Junho. Ou mesmo depois de estarem na 2ª fase.....

Que culpa têm os alunos que o Governo de repente tenha feito uma reforma dos cursos de Direito sem ter ouvido a Ordem, Magistratura e outras entidades. Esta atitude da Ordem é inqualificável porque vai prejudicar aquelas pessoas que não têm possibilidades de pagar, até porque em muitos escritórios o salário é zero.

Após ter sido reeleito ( com muitas criticas...), Marinho Pinto deu a primeira machachada e ainda por cima na parte mais fraca. Para além das tristes figuras que faz nas cerimónias publicas, o Bastonário quer criar mais um foco de polémica dentro da estrutura. Tem sido assim o seu mandato e não parece que as coisas fiquem por aqui. Se Marinho Pinto quer um acesso mais limitado que seja mais exigente nos exames, nos relatórios a entregar e no numero de intervenções que é necessário para que a 2ª fase esteja concluida.

Vai muito mal a Ordem com este senhor. Esperemos que a profissão não fique desacreditada....

2 comentários:

Anónimo disse...

Quem devia saber mais de Direito do que qualquer outra pessoa seria o Sr. Bastonário! Ao invés, comete as maiores atrocidades jurídicas, cometendo inconstitucionalidades atrás de inconstitucionalidades!! Diz ele que os alunos de Bolonha não estão bem preparados... há-de o Sr. Dr. dizer onde tirou o seu curso... pelos vistos não deve ter tido as cadeiras de Direito Constitucional e Direitos Fundamentais!!

Francisco Castelo Branco disse...

mas a culpa tb não é dos alunos, certo? é das pessoas que sem perguntarem aos alunos reformularam isto tudo

Share Button