terça-feira, 5 de abril de 2011

Os 7 pecados mortais de Socrates

Depois de apresentada a Demissão do Cargo, é preciso recuar atrás e apontar os erros ao ainda Primeiro-Ministro.

São 7:

Autoridade : Foi uma das imagens do consulado. Pouco aberto ao diálogo, não ouvindo outras propostas, os governos de Socrates foram de pouca abertura. Principalmente no primeiro mandato em que obteve a maioria absoluta. Mas nem em governo minoritário cedeu um pouco.

Controlador : O caso TVI ainda está bem presente na memória de todos. Também é estranho que Marcelo tenha tido pouco tempo de antena na televisão publica.

Suspeito : Caso Freeport, Caso Face Oculta, Caso da Licenciatura ao Domingo. Todas estas suspeições enfraqueceram o Primeiro-Ministro. Durante meses, e principalmente antes das eleições; Socrates foi notícia por "alegadamente" ter estado envolvido nestes casos. Nunca um Primeiro-Ministro foi alvo de tamanha desconfiança. Mas saiu deles todos incólumes porque não foi acusado de nada. Campanha negra?

Repetitivo : Por diversas vezes, o discurso do Primeiro-Ministro foi o mesmo. A cassette não mudou nunca, chegando a ser até cansativa. A culpa da crise nunca foi do governo, mas da grave crise internacional e agora os responsaveis pela queda do governo e instabilidade política é da oposição. Nunca do governo. Ah, é verdade todos nos lembramos da campanha negativa que o PSD fez nas legislativas 2009. Também é um especialista em vitimização.

Egocentrista : O mundo todo gira à volta de Socrates. O próprio PS está completamente direccionado para o seu lider e o PM secou tudo à sua volta. Não existe oposição, e quando Socrates perder o PS vai estar em maus lençois. Raramente falou em nome do governo, mas em nome próprio. Nem o pobre coitado Teixeira dos Santos teve a necessária solidariedade. Ele fez tudo bem, pronto!

Convincente : É talvez a melhor qualidade do actual PM. Faz grandes discursos, aparece muito bem nas entrevistas, cativa as pessoas e de facto consegue galvanizar o publico à sua volta. Ganhou duas eleições e pode ser que ganhe à terceira, da mesma forma que Cavaco fez quando Mário Soares decidiu demiti-lo. É um autêntico animal politico.

Quanto ao Sétimo Pecado Mortal de Sócrates, custa-me a encontrar mas será a .......mentira?

Sem comentários:

Share Button