Etiquetas

segunda-feira, 25 de abril de 2011

o 25 em que o Cravo murchou...

Hoje celebra-se mais um 25 de Abril e como é da praxe ha que falar do passado mas essencialmente do futuro.
Mais do que lembrar o passado, aqueles que viveram aquele dia mágico estão desiludidos com o presente e preocupados com o futuro.
Das muitas análises e comentários que hoje se vão fazer durante o dia, inclusive dos 4 Presidentes que estarão reunidos pela primeira vez nesta data histórica; a grande nota vai ser a credibilidade do sistema politico.
O que a maioria das pessoas esperaram com a Revolução dos Cravos foi mais liberdade, autonomia, participação democrática, dever cívico. Ora, passados estes anos todos e com 1974 cada vez mais distante convêm ter em conta que o Cravo murchou. Lembrar Abril já não é uma festa porque as pessoas estão mais desiludidas com quem está no poder. Porque não foi para isto que o povo saiu à rua naquele dia. As ilusões de um país democrático e moderno não era desta forma. O que sentirão Sá Carneiro, Soares e Freitas do Amaral que travaram uma batalha politica e social pelos valores democráticos?
30 anos depois, as palavras que mais se ouvem é crise, depressão, FMI, corrupção, mentiras, boicotes eleitorais......
E quem não pensa numa nova revolução? Mas para que sentido?

Hoje, 25 de Abril mais do que recordar os feitos do passado é preciso apontar baterias para o futuro e daí que o gesto de Cavaco Silva em reunir todos os ex-Presidentes seja um excelente sinal. De união e esperança para os portugueses........

....para que o cravo não murche definitivamente!

3 comentários:

daga disse...

realmente vale a pena unir esforços e vontades para que o 25 de Abril não tenha sido em vão e "para que o cravo não murche definitivamente!" mas só se conseguirá se todos se juntarem e isso em Portugal é muito difícil :(

expressodalinha disse...

Achei muito apreciável o gesto de Cavaco, de quem não sou fã, bem como de todos os outros. Cabe agora ao país, que somos nós, não disparatar.

Francisco Castelo Branco disse...

Já é mais dificil

Share Button