Etiquetas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Mudamos de Pensador...

No seguimento de continuar a mudar a imagem do blogue, decidimos ao fim de 3 anos e meio substituir a frase de Albert Einstein que deu inicio a este projecto.

Continuamos esta aventura com Immanuel Kant e a sua " O uso da própria Razão deve ser sempre livre e só ele pode levar a cabo a ilustração entre os homens"

Aconselhamos aquando da leitura e comentário deste espaço que utilizem sempre a Razão de forma livre.

3 comentários:

daga disse...

gostava da frase do Einstein, era mais actual :)
mas também gosto deste "pensador", é muito importante usar a "PRÒPRIA" razão, pensar por si, escolher por si, de forma livre! Como diz Savater: "Ninguém pode ser livre em teu lugar". Só que Kant não considerou as emoções: a nossa razão não é tão livre quando temos medo,por ex, nem as necessidades básicas do ser humano: a nossa razão não é tão livre quando temos fome.

Francisco Castelo Branco disse...

não será?

o facto de termos medo não implicar perder liberdade. Pode estar é condicionada, mas a liberdade está lá sempre.

É natural que as emoções não estão presentes. Kant joga muito pouco com isso. É muito racional e acha que tudo gira á volta da razão. Quando nem sempre é assim

mas tinhamos de mudar!

daga disse...

fizeram bem!
Kant é um dos grandes pensadores da humanidade, em muitas questões intemporal: "o ser humano é sempre um fim em si mesmo e nunca um meio" - podemos trocar um objecto por outro, mas o ser humano é único, insubstituível :)

Share Button