Etiquetas

quinta-feira, 28 de abril de 2011

8.7- Os instrumentos utilizados

Durante os descobrimentos vários foram os instrumentos utilizados pelos navegadores portugueses.
A maioria deles foram inventados pelos nossos compatriotas que se lançaram ao mar á conquista do Mundo. Bussola - Instrumento de navegação mais importante. Começou a ser utilizada no século XII. Foi a partir do século XIV em Nápoles que se pensa que este instrumento foi inventado. A agulha magnetizada está sempre apontada para Norte, de forma a que os navegadores se orientem.

Quadrante - Este instrumento foi utilizado pelos portugueses no ano de 1460, data da morte do Infante D.Henrique. Permitia determinar a distância entre o ponto de partida e o lugar da embarcação se encontrava, cujo o cálculo se baseava na altura da Estrela Polar. Tinha a forma de um quarto de círculo de 0º a 90º. Na extremidade onde estavam marcados os 90º tinha duas pínulas com um orificio por onde se fazia pontaria ao astro. No centro tinha um fio de prumo.

Astrolábio - Instrumento com o qual se media a altura dos astros acima do horizonte, permitindo descobrir a distância que ia do ponto de partida até ao lugar onde a embarcação se encontrava, mas descobria-se isso medindo a altura do sol ao meio dia, através de uma ampulheta.

Balestilha - Há quem diga que este instrumento foi inventado pelos portugueses. É constituida por uma régua de madeira, o virote, de secção quadrada e com três ou quatro palmos de comprimento, na qual se enfia a soalha que corre perpendicularmente ao virote. Apareceu após o astrolábio e o quadrante tendo sido o primeiro instrumento a usar o horizonte do mar.

Mas o grande instrumento que os portugueses inventaram para atacar os descobrimentos foi a caravela. Um novo barco. Possuía dois mastros e velas triangulares ( outra novidade....). Era veloz e o mais importante era que navegava à bolina.

( continua dia 9 Maio....)

5 comentários:

expressodalinha disse...

Excelente. O curioso, é que a maioria dos marinheiros continuou até muito tarde a orientar-se pelas estrelas e Sol. As tecnologias incomodam?

Francisco Castelo Branco disse...

facilitam imenso.
ainda por cima quando uma pessoa anda a 10km a hora

Anónimo disse...

FCB
...Olhe que não. A bussola foi invençao chinesa salvo erro dois mil anos antes de cristo...os portugueses limitaram-se a aperceber-se, sem entenderem bem porquê, que havia uma variação magnetica que ainda hoje está assinalada em qualquer carta de navegação por uma linha tracejada rôxa (regra internacional) e com o desvio correspondente e que pode ir a + ou - 10 graus oeste ou este. Desenvolveram a navegação por azimute e aprenderam e ensinaram a variação magnetica quando desenvolveram o quadrante a partir do astrólabio e se aperceberam que não correspondiam sempre ao mesmo resultado. Isto aprendi eu em S.Jacinto quando aluno piloto muitos muitos anos atraz e até hoje ninguem contradisse ou melhor, é um facto. E, ainda hoje, quando a bordo tudo falha resta a bussola como derradeiro instrumento....que não depende de nada a não ser de uma base estavel.

Abraço

DCS ( retired ATP)

expressodalinha disse...

Sempre a aprender.

Francisco Castelo Branco disse...

rectificação feita

Share Button