quinta-feira, 24 de março de 2011

Figuras da Década ( 15) : Roger Federer

Roger Federer nasceu a 8 de Agosto de 1981 em Basileia. Pela primeira vez na história a Suiça viu nascer um grande tenista.

Escrevo esta biografia na semana em que o tenista suiço baixou para o 3º lugar do ranking mundial atp e anda muito longe de Rafa Nadal. Mas apesar disso, não deixa de ser um excelente profissional. Tanto na hora de perder mas sobretudo quando vence. Ainda tem um recorde para bater : o de ser o tenista com o maior numero de Grand Slams, talvez seja o unico objectivo que move Federer, porque Nadal vai muito à frente e Djokovic encontrou a sua cabeça e ameaça o primeiro lugar.

Federer tem 16 titulos do grand slam : 5 open da Australia, 6 em Wimbledon e mais cinco em Flushing Meadows. Em Roland Garros, que tem sido o seu calcanhar de aquilos apenas tem um titulo. Tem igualmente uma medalha de ouro nos jogos olimpicos de pequim. Tem um recorde impressionante : foi o unico tenista a vencer Wimbledon cinco vezes consecutivas. Bjorn Borg o detentor do antigo recorde esteve presente no dia do feito. Federer não se esqueceu dele. É de campeão! Venceu também o US Open cinco vezes consecutivas. Nunca conseguiu ganhar os 4 grand slams na mesma temporada.

Destronou Sampras e Bjorg como detentores dos maiores numeros de titulos em grands slams.

Disputou 22 finais do Grand Slam, perdeu 6.

é verdade, tem 67 titulos e perdeu 29 finais....

E para não me esquecer de nada, alcançou a liderança do Ranking ATP em 2004. Durante 237 semanas foi dono e senhor do numero 1. E com isso conseguiu mais um recorde. Nenhum outro tenista conseguiu tamanho feito.

Foi durante quatro anos consecutivos ( 2005-2008) considerado como o Desportista do ano pelo Laureaus.

Falar de Federer é falar de titulos.

3 comentários:

daga disse...

palmas para o campeão :)
excelente post!
o Nadal é mais novo, faz toda a diferença neste (e noutros) desporto(s).
gosto de ténis porque a responsabilidade é toda de quem tem a raquete na mão, não pode desculpar-se com erros de outros...

Francisco Castelo Branco disse...

Nadal e diferente. Mas também é um campeao dentro e fora do campo.
Alias é de elogiar o facto de no principio do ano cada um ter feito um jogo de beneficiencia e ter convidado o respectivo rival.

É destes exemplos que o desporto precisa

quando fizermos a analise aos melhores desta decada, tvz nadal entre no concurso

daga disse...

merece com certeza :)

Share Button