Etiquetas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Factos da Década(14) : Surgimento das Redes Sociais

Primeiro começou a moda do mIRC. Depois apareceu o HI5, Orkut, myspace e há três anos atrás o Facebook veio introduziu um novo conceito de relacionamento virtual. Novas amizades, criação de grupos, as empresas fizeram as suas páginas de forma a chegaram a um maior numero de publico, partilha de fotografias e até curiosidades sobre a vida privada.

A década que passou foi sem duvida a do boom das redes sociais. O ser humano que é um ser relacional necessita de estar permanentemente em contacto. Foi o que estes instrumentos que têm um pau de dois bicos, trouxeram para uma geração que nasceu com a internet. Digamos que o Facebook foi a conclusão de todos os projectos anteriores.

Mas nem só a geração mais nova foi seduzida com a virtualidade. Também os mais velhos, habituados a passar o serão com a familia, a ler ou a ver televisão também já se rendeu ás maravilhas deste brinquedo. Saindo um pouco do snobismo que os afastou durante muito tempo da Internet.

E o que trouxeram as redes sociais? nomeadamente maior interactividade, possibilidade da rede de contactos ser mais vasta, nomeadamente para quem possui blogues. E nos dias de hoje, a frase "hoje em dia todos têm facebook" faz mais sentido do que nunca. Mas não foram só as pessoas a aderirem a esta revolução. Também as empresas apostaram neste campo, ao expandirem a sua marca não só nos meios de comunicação tradicional, mas também nestes novos formatos em que a interactividade é maior devido à presença de um perfil que está ao alcance de todos. Hoje em dia não há anuncio nenhum em que não venha a pagina do Facebook da dita empresa.

Mas nem só de aspectos positivos vivem as redes sociais. O vício e o isolamento são dois dos maiores perigos desta nova forma de comunicação e até de fazer amizades. Muitas das vezes os nossos melhores amigos são aqueles a quem passamos na rua mas não o conhecemos. Mas porque falamos com ele diariamente e virtualmente já nos são intimos. É acente que as redes sociais estão ligadas a pessoas com dificuldade em se relacionar e utilizam-na para se sentirem mais cómodas porque é mais fácil falar através de um ecra do que olhar nos olhos. Também existem casos de pessoas que utilizam estas redes para seduzirem outros. Nomeadamente menores....

Como tudo na vida, há os pros e contras mas devido às inumeras ferramentas que as redes sociais nos permitem utilizar, o saldo é claramente positivo, até porque a relação "palpavel" é a que predomina. E sempre predominará, embora a tecnologia seja cada vez mais evoluida.

Agora resta-nos esperar pela próxima invenção que mudará o mundo da tecnologia

Sem comentários:

Share Button