segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Tema do Dia XXIII

Qual é a principal razão para que o Mundo Árabe esteja em revolução?

9 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

Antes de qualquer analise, pergunto se estas revoluções são um sinal para o Ocidente? não estarão os povos europeus e americano a dormir e a necessitar de exigir mais dos seus governos?

Francisco Castelo Branco disse...

Razões religiosas? ideológicas? poltiicas? de condições socio-económicas....

Um pouco por todo o medio Oriente, as populações se revoltam. Ben Ali e Mubarak já cairam, Kadafi está por horas e os outros estão cheio de medo.
Seja por causa dos irmãos muçulmanos, da falta de liberdade, da agressividade e repressão, da tentativa de implantar uma democracia ou monarquia ( no caso da Libia...); a verdade é que a revolução arabe vai durar por muito tempo e ocupará quase todos os paises daquela região. O espectro social e politico vai ser diferente daqui a uns anos e ninguem arrisca qual será o futuro. Em alguns casos a tao aclamada democracia chegará mas noutros é bem possível que estejamos perante a implantação de regimes bem mais repressivos.

Rafeiro Perfumado disse...

Saturação potenciada por manipulação!

expressodalinha disse...

Claramente condições socio-económicas, agravadas por regimes nepóticos e ditatoriais. A religião tem pouco a ver.

Francisco Castelo Branco disse...

mas esses regimes nepóticos e ditatoriais são tambem religiosos...

Transplanted Lawyer disse...

I agree with expressodalinha, religion is not a big factor. Many people will tolerate dictatorship as long as it delivered security and a level of prosperity, and as long as they think that there is no better alternative. When the prosperity goes away, they start looking around for alternatives. In this day and age, it is harder for dictators to control that information, so people in Egypt, Tunisia, Libya, etc. see that they can govern themselves at least as well as their dictators have, and they see that democratic nations seem to be more prosperous. So, they want democracy.

Francisco Castelo Branco disse...

but maybe this government are repressive because of the religion and people don´t want a religious state..

daga disse...

penso que seja a ditadura, mas principalmente a fome, a miséria que oprime a população mais do que qualquer ditadura, religiosa ou não. Agora vêem uma esperança raiar ao fundo do tunel e agarram-se a ela. É humano. Não será especificamente árabe. Acontece que como os regimes eram (são) todos parecidos acaba por haver um "contágio"...

Francisco Castelo Branco disse...

mas isso tambem tem a ver com as leis de cada religião...

Não é à toa que se deixam os povos morrer à fome

Share Button