quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Mubarak no Museu?

Faz amanha uma semana que Mubarak deixou o poder que detinha no Egipto há 32 anos. Após a queda do regime, foram muitos aqueles que quiseram saber onde estaria o antigo ditador e se estaria bem de saude. Todos menos o povo egipcio que está nas tintas para ele.

Sabemos que Mubarak vai procurar abrigo no Museu do Egipto e se colocar ao lado das grandes figuras do Cairo, quer pela positiva ou negativa.

Ao que apurámos nem todos os habitantes do Museu estão de acordo com esta decisão e para que o ditador seja definitivamente uma parte da História é necessário a aprovação da direcção do Museu. Esta é constituida por Ramses II, a eloquente mas desconfiada Cleopatra e Tutankhamon. Pensamos que em relação a Ramses II o voto é sempre influenciada pela sua mulher Nefertiti. É preciso uma maioria absoluta, ou seja as três grande figuras da História têm de estar em consenso. No que toca aos homens não há qualquer entrave e a entrada de Mubarak iria reforçar o poder ditatorial mas também o aumento da masculinidade. É por causa deste ponto que a ditadora dos tempos antigos e sempre independente Cleopatra é contra a entrada do Leão de África. E a entrada de uma figura mais nova iria certamente por em causa a ambição da egipcia em ficar responsável pelo Museu após a segunda morte de Tutankhamon e Ramses II. Além da enorme vontade em permanecer para sempre no coração dos egipcios. De Nefertiti trataria Cleopatra mais tarde ao lhe aplicar a cicuta.

Perante a teimosia da mais vil das mulheres, Mubarak dificilmente ficará na História do Egipto até porque apesar dos herois de outrora também terem sido ditadores, o ex-presidente não goza de popularidade dentro de portas.

Se a votação não sofrer um revés de ultima hora, o mais certo é Hosni Mubarak procurar um lugar na História noutro museu. Talvez europeu ou americano.

1 comentário:

daga disse...

ao lado do Tutankhamon e da Cleopatra não!! não merecem!
são figuras míticas da história, por muito absoluto que tenha sido o seu poder! eram outros tempos...

Share Button