terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Brasil 2010 - Retrospectiva

Prezados leitores do Olhar Direito, primeiro peço desculpas por não ter postado nada semana passada, com essa correria de deixar todas as obrigações resolvidas antes da chegada do Natal, eu me confundi com datas.

Neste último post do ano, gostaria de fazer uma retrospectiva dos temas que foram abordados nesta coluna, pois 2010 foi um ano com um calendário intenso no Brasil, uma vez que houve dois dos mais importantes acontecimentos para o cidadão brasileiro: a Copa do Mundo e as Eleições para Presidente.

Mas antes disso, tivemos o fiasco das negociações de Lula e Turquia com o Irã para tentar acabar com a querela das armas atômicas no país persa, de modo que tanto o Brasil, quanto os turcos, saíram desmoralizados do episódio.

Mas aí começou a Copa do Mundo do Polvo Profeta e todos os brasileiros esqueceram-se de tudo e todos, porque a nós só interessava ver a seleção canarinho jogar, já que dia de jogo do Brasil era considerado feriado nacional.

Mas, em vez do costumeiro espetáculo, o que vimos foi uma atuação vergonhosa, perdemos de maneira apática e com um time mediano e raivoso. Enquanto isso, o promissor goleiro Bruno e seus amigos aproveitavam para matar Eliza Samudio, porque ele não queria pagar pensão alimentícia de um filho feito em uma noite de orgia.

Em seguida, começa as Eleições Gerais para eleger o Presidente da República, Senadores, Governadores, Deputados Federais e Estaduais.

A campanha, marcada por baixarias entre os candidatos a presidente, com quebras de sigilo fiscal, acusações de tráfico de influencia e até mesmo lesbianismo, brigas sobre aborto e agressões com bolinhas de papel, teve seu maior protagonista um candidato a Deputado Federal: o palhaço Tiririca, eleito com 1,3 milhões de votos, que precisou fazer testes e testes, depois de eleito, para provar que não era analfabeto.

Entretanto, apesar dos testes, que provaram que Tiririca é sim analfabeto, ele foi diplomado Deputado Federal, porque Vox Populi Vox Dei – a voz do povo é a voz de Deus.

Além de Tiririca, outro destaque foi Marina Silva que, surpreendentemente, obteve 20 milhões de votos e forçou o segundo turno da corrida presidencial que resultou na eleição de Dilma Rousseff, a primeira mulher a ser eleita para o cargo de mandatária geral da nação brasileira.

Em 1º de Janeiro de 2011, Dilma Vana Rousseff, ex-guerrilheira, que foi torturada nos porões da ditadura, assumirá o lugar de Luiz Inácio Lula da Silva, o primeiro operário a assumir a Presidência da República e o Presidente com maior popularidade de todos os tempos.

E quando pensávamos que mais nada de importante aconteceria, a União e o Estado do Rio de Janeiro uniram todas as forças para invadir e tomar um território que há muito era do tráfico de drogas: a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão.

Tivemos um ano realmente agitado em 2010 e nós do Olhar Direito acompanhamos cada acontecimento de perto. Continuaremos fazendo o mesmo em 2011.

Feliz 2011, que este seja um ano super produtivo para todos!

Abraço,

Larissa Bona

4 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

excelente acompanhamento Larissa.
De facto, tem revelado atraves dos seus posts um Brasil que eu desconhecia.
As historias contadas são bastante interessante.
Veremos como se sai Dilma Rousseff na Presidencia. Estou muito curioso, já que em 2011 começa a decada dos Emergents 7 que inclui o Brasil.
E que papel terá o BRASIL fazendo parte desse grupo?

quanto ao futebol, acho que acabou a época das grandes potencias como Brasil, Argentina e Alemanha...

Bom 2011 aí para esse lado!

expressodalinha disse...

Um resumo excelente e um ano que promete. Que tal umas profecias?...

Francisco Castelo Branco disse...

O Brasil vai crescer...

é uma certeza...

Anónimo disse...

FCB E LARISSA
....Não armemos em arco.Com 230 Euros de salário minimo o Brasil só pode crescer...melhor do que a China mas muito longe das democracias avançadas.
Cuidado com os exageros.
Abraço e bom ano novo para todos.

DCS (atp)

Share Button