domingo, 14 de novembro de 2010

Olhar a Semana - O barco afunda-se....e agora?

Portugal afunda-se cada vez mais tal como este barco. A carga que vai neste navio é igual às pessoas que sofrem cada vez com as decisões não só de governos, mas também da própria sociedade.
Sem conseguir arranjar um culpado para a actual situação, as gerações futuras questionam porque razão terão de pagar os erros de gerações anteriores. Sendo certo que o mais normal era vivermos numa era de prosperidade tanto a nivel económico, social e politico, porque o Mundo de hoje em dia está cada vez facilitado e as instituições fortemente consolidadas.

A questão agora é como salvar o barco? E mais do que isso, é quem....

FMI? Bruxelas? Passos Coelho? Zé povinho?... ninguém sabe! Parece que encontrada uma solução encontramos logo um problema e volta tudo atrás. Se vem o FMI é porque estamos tramados porque nos estão a impor uma ditadura económica, se temos eleições antecipadas o país vai estar num caos, se não temos a trapalhada socialista continua. Passos Coelho também é igual aos outros e não vai resolver nada, por isso o melhor é não votar ou então continuarmos a queixar-nos dos politicos. E as pessoas continuarão a ter uma atitude passiva em relação ao trabalho funcionando sempre o chico-espertismo em vez dos valores importantes para o funcionamento de uma sociedade. Depois estamos todos á espera que Cavaco seja reeleito para que finalmente ele mande Socrates embora. Mas será que manda mesmo?

O mal estar vai continuar porque somos assim e não há nada a fazer.

Infelizmente vivemos numa sociedade pessimista e deprimente. Que não vê futuro à sua frente porque não está para arregaçar as mangas e lutar pela sua vida, esperando sempre uma desgraça alheia ou que o governo resolva tudo. Que fazer? Refundar o país como já foi aqui defendido não é solução, porque nós temos uma história rica que não pode ser apagada.

Pior ainda é que não acreditamos em ninguém seja ele o Primeiro Ministro, Presidente da Republica, Ministro das Finanças, Lider da Oposição, vizinha do lado, os nossos pais, a nossa cara metade, o patrão que a qualquer hora pode despedir, amigos ou inimigos nem nos animais domesticos para quem tantas vezes desabafamos mas nunca obtemos atenção.

Indo o barco ao fundo quem se vai salvar?

5 comentários:

Larissa Bona disse...

As notícias que sairam em todos os portais do Brasil hoje é que Portugal cogita sair da Zona do Euro.

A situação de Portugal está pior do que a da Grécia?

Francisco Castelo Branco disse...

Bem Larissa

isso so o tempo o dirá.
Sair do Euro será um suicidio.
Senão fosse a Europa, acho que ja nao existiamos lol.

O pior é que ninguem descobre um culpado, mas como o sentido deste post; somos todos responsaveis porque vivemos num pais corrupto, preguiçoso, pessimista, com poucos valores.

e infelizmente nao vemos nenhum lider capaz de mudar isto. Nao nos pode emprestar o Lula?

Francisco Castelo Branco disse...

A situação em Pt é muito dificil.

estou muito preocupado.

Só que nõs nao somos de grandes manifestações violentas.
Pior do que isso engolimos tudo.

myra disse...

dificil mesmo!!! pena...

Francisco Castelo Branco disse...

A situação é insustentavel...
E quem paga é a minha geração e a futura...

Share Button