segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Figuras da Década (11) : Gato Fedorento

Começaram com um programa de menor dimensão na Sic Radical, atingiram o apogeu na estação principal, depois foram para a estação publica mas rapidamente regressarem à base.

A série Meireles, Fonseca e Barbosa fez o país chorar de riso com actuações fantásticas como "eles falam falam falam" ou "onde e que está o papel....", ou mesmo " o gajo d´alfama....", sem esquecer ou "abominavel homem das neves....". É verdade também às vezes falar sem ser à calão "tá malllll".

Na RTP, os sketch de "Lopes da Silva" não teve tanto êxito como as suas congeneres na televisão privada, mas "diz que é uma espécie de magazine", revolucionou este quarteto que entendeu comentar de forma humoristica a actualidade nacional e internacional. Era o regresso do formato Herman mas com mais piada e menos ordinarices. Uma das grandes " conquistas" deste programa foi a rubrica "tesourinhos deprimentes" , em que os quatro da vira airada iam buscar situações cómicas da televisão portuguesa. Foi aqui que fizeram o famoso sketch do professor Marcelo aquando do referendo do aborto, o julgamento de Saddam entre outros.

Apesar dos excelentes personagens criados pelos Gato nesta série, foi a imitação de Ricardo Araujo Pereira a Paulo Bento. A tranquilidade foi dificil de manter devido ao enorme riso que a "personagem" causou no publico português-

O regresso à SIC fez-se com Ze Carlos, um famoso personagem dos Gato na série Fonseca! As imitações a Socrates marcaram esta fase.

O ultimo programa dos quatro magnificos foi em tempo de eleições legislativas de 2009, RAP fez perguntas a quase todos os politicos portugueses num momento importante. Até o General Ramalho Eanes foi ao programa com a sua Uzi e metralhadora.......

Nesse programa era retratado um pouco do dia a dia da campanha para as legislativas, mas as autárquicas não ficaram esquecidas. Muito engraçado o momento em que os Gato foram para a rua à procura de cartazes divertidos. Também esse momento foi uma risota.

Espera-se o regresso destes 4 magnificos para 2011...

Que venham porque são muito bem vindos. A nossa sociedade precisa deste tipo de humor!

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

O verdadeiro começo destes magnificos deu-se num blogue.
Curioso...

Share Button