sábado, 20 de novembro de 2010

Big Victory for Obama

Há uns tempos escrevi um artigo sobre o encontro entre estes dois lideres. Tal teve um significado enorme porque representou o aproximar de duas grandes potências mundiais em conjunto com a China.
Perante a falta de W.Bush ou Putin darem o passo frente, sempre ficou a suspeita de que iriamos assistir a mais uma guerra fria. Felizmente com o mudar de lideranças, Russia e Estados Unidos apertaram as mãos. Nesse post comentei que só futuro iria trazer uma aliança ou a continuação das costas voltadas.

Hoje concretizou-se essa aliança. Muito por culpa de Obama do que Medvedev, porque foi o Presidente dos Estados Unidos que trouxe o "Yes, We Can". E ele conseguiu, que a grande ameaça militar à Ocidente se juntasse aos bons e não fosse conquistado pelos maus. Com a vitória de Obama mas com a sagacidade de Medvedev o Irão e os taliba ficam mais isolados. O escudo anti-missil vai cobrir toda a Europa. É um momento histórico e o fim da guerra fria mesmo que ela apenas se fizesse no campo diplomático.

Barack Obama já foi a Moscovo, A Russia veio a Portugal falar com a NATO. Só falta Medvedev ir a Washington para vivermos um conto de fadas. Mas isso vai acontecer em 2012 quando a Aliança se voltar a reunir.

4 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

duas notas importantes em relaçao a esta cimeira:

A eficácia da segurança portuguesa. Deve ter sido a primeira vez que em cimeiras da nato não houve disturbios.

Karzai e o Afeganistão. Penso que o futuro daquele país está comprometido. Acho que o grande problemas afegão é o actual presidente. Corremos o risco de vermos nascer um novo Saddam Hussein. Também criado pelos americanos é verdade, mas este apoio da NATO e EUA ao presidente Karzai não compreendo.

Socrates disse que muito provavelmente o comando de oeiras se vai manter.
Tendo em conta os registos do actual PM , é bem certo que o comando da Nato em Oeiras vai sair do nosso pais

Francisco Castelo Branco disse...

Será que isto foi um passo para a Russia entrar na UE?

expressodalinha disse...

Esperemos que sim.

Francisco Castelo Branco disse...

tambem espero que sim

Share Button