Etiquetas

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Figuras da Década (10) : Lance Armstrong

Nasceu a 18 de Setembro de 1971 em Plano, Estados Unidos o melhor ciclista de todos os tipos. Seu nome é Lance Armstrong e festejou assim sete vezes a conquista do Tour de France. Entre 1999 e 2005, de facto uma marca notável e um registo que muito dificilmente será batido por qualquer ser humano. Mesmo com ajudas ilegais.
A sua primeira grande vitória no ciclismo internacional foi em Oslo quando ganhou o Campeonato do Mundo.
Em 1994 venceu a sua primeira etapa no Tour.
Mais tarde teve que interromper a sua carreira profissional porque em 1996 teve que combater a etapa mais dura da sua vida : um cancro no testículo, para além de um tumor no pulmão e no cérebro obrigou o norte-americano a ter que trepar mais alto......
Novamente venceu a batalha mais importante da sua vida e voltou às estradas, desta vez mais forte.
Em 1997 voltou às corridas mas sem grande sucesso.
A partir de 1999 e até 2005 a Volta a França confundia-se com o nome do Norte-Americano. Bateu adversários como Beloki, Ulrich, Vinokourov entre outros com grande estilo.
Após se ter retirado após a sétima volta a França, Lance regressou o ano passado com um espectacular 3º lugar final. Este ano, não esteve brilhante na sua ultima participação na corrida francesa.
Para além disto tudo, Lance criou uma fundação para ajudar na pesquisa do cancro, fundou a RadioShack equipa de ciclismo.
Por inumeras vezes, os seus adversários tentaram aniquilar a imagem do ciclista lançando suspeições sobre o uso de doping. Vários artigos foram escritos com o intuito de arrasar Lance mas até ao dia de hoje nada foi provado.
E num dia em que Alberto Contador, vencedor do tour por duas vezes e tido como sucessor do norte-americano foi acusado de uso de doping, é tempo dos criticos e invejosos aceitarem que Lance é um sobredotado.
A nivel do ciclismo .....

Sem comentários:

Share Button