quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Factos da Década(8) : Independencia Kosovo, Montenegro e Timor

Montenegro Kosovo
Timor
Na década que passou, o Mundo assistiu ao nascimento de três novos países. Um deles que situado no Sudeste Asiático e os outros dois na região dos Balcãs.
Timor conseguiu a sua independencia a 30 de Agosto de 1999 através de um referendo organizado pelas Nações Unidos. Contudo, o povo timorense sofreu muito com esta escolha. Durante meses ocorreram vários massacres contra o Povo timorense. Foi um dos acontecimentos mais negros da história daquele povo. Quase 10 anos depois da Independencia, Timor já é um país estável e seguro. Como muito potencial para se poder desenvolver. A sua capital é Dili e divide uma Ilha com Indonésia.
Nos ultimos dois anos, os Balcas assistiram aos desmoronamento completo da Jugoslávia. Dois novos países surgiram como consequência da existência de várias etnias na região. O primeiro país a surgir foi Montenegro.
A 3 de Junho de 2006 o Parlamento Montenegrino declarou a independência do país. Mas só a 28 do mesmo, a Onu reconheceu a sua total independência. O povo montenegrino escolheu a 21 de Maio do mesmo ano a separação total da Sérvia. Até esse momento e desde 2003, Montenegro era uma das duas repúblicas do Estado da Sérvia e Montenegro. A separação dos dois era apenas uma questão de tempo. A capital de Montenegro é Podgorica.
O maior problema surgiu em Fevereiro de 2009 quando o Kosovo declarou a sua independência. O Presidente Hashim tasci anunciou no Parlamento a cisão com sérvia, o mundo ficou dividido. Uns reconheceram a declaração de independência como os Estados Unidos e meia Europa, mas a Russia, temendo que isso fizesse com que as organizações separatistas optassem pelo mesmo caminho, ficou ao lado da Sérvia que também não reconheceu a independência kosovar. A sua população é de origem albanesa embora existe uma minoria serva. A sua capital é Pristina.
Foi assim que o Mundo viu nascer mais três nações. A história dos novos países dos Balcâs é muito similar e é de realçar que neste ponto do globo ainda existe força para se criarem novos países......
De onde sairá uma nova nação? Russia? Espanha?

Sem comentários:

Share Button