Etiquetas

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Serra dispara para a vitória......?

José Serra está com uma curta vantagem nas Sondagens que o Jornal Globo publica esta semana.
Apenas uma ponto percentual em relação à sua grande rival Dilma Rousseff e com 7 pontos sobre Marina Silva.
Apontado como estando ligado à Direita Radical, Serra vai conquistando espaço entre os brasileiros. Surge como uma voz de mudança ao PT. Acusa Lula da Silva e o Partido de serem amigos de terroristas como Mahmoud Ahmanidejad.
Apesar do bom trabalho de Lula da Silva que fez crescer o Brasil economicamente, o PSDB considera que o trabalho do actual Presidente deveria ser mais focado nas questões sociais.
Estas eleições vão ser marcadas por questões sociais e saber qual será o papel do Brasil como futura potência económica. De facto é estranho ver um país que se está a tornar rico mas depois tem inumeros problemas a nível social. Sobretudo nas grandes metrópoles como é o caso do Rio de Janeiro.
Os eleitores brasileiros vão querer também saber qual o papel do Brasil na América Latina. Será o país do samba uma espécie de Alemanha na Europa que assume a liderança e defende os interesse do continente?
As grandes questões de um dos maiores países do Mundo estão em cima da mesa.

8 comentários:

Francisco Castelo Branco disse...

é a politica mais importante que o futebol no brasil?

Larissa Bona disse...

Não, o futebol é mais importante. E o pior que não tou brincando.

Larissa Bona disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
FMSá disse...

O Brasil é um país impressionante, a todos os títulos. Impressiona pela grandeza, pela beleza, pela transformação operada na última década. Mesmo assim, necessita de um forte plano de habitação social que possa resolver o problema das favelas e construção de habitação condigna para uma parte substancial da sua população.
Francamente, por aquilo que me foi dado a ver e por aquilo que tenho lido, Dilma deverá vencer. Não tanto pelas suas qualidades mas enquanto projecto de continuidade. Ela é um pouco como a história dos melões, só depois de abertos se sabe se estão maduros. Mas pode ser uma espécie, aparente, de Fernando Nogueira à brasileira. Não sei.
Só espero que, vença quem vencer, o Brasil possa continuar a crescer - sobretudo no combate às enormes diferenças sociais.

Francisco Castelo Branco disse...

É esse o grande problema do Brasil.
As enormes diferenças sociais.
Que no Brasil se fazem sentir enormemente.
A questão das favelas também tem que ser resolvido.

Eduardo P.L disse...

Francisco,

cumprimento-o pela coragem de abordar um tema político tão distante do seu Portugal!
De Brasil eu entendo!
O Serra era um radical de esquerda quando foi presidente da UNE na decada de 60.
O PT não existia! O Lula nunca foi comunista, mas é sem dúvida um político muito competente e percebeu que no Brasil pouco importam os partidos, as ideias os programas, e o personalismo ainda impera na hora do voto. Foi assim com Getulio, que tanto gosta de se comparar, com Jucelino, com Janio, e Collor. A história mostra que esse não é um bom caminho.
Hoje não existe mais no mundo direita e esquerda. Existem partidos e políticos mais conservadores e outros menos! O resto não conta! Comunistas, Verdes e etc não passam de 10% juntos!
A Dilma não é ninguém! O Lula a inventou para continuar mandando 4 anos e se reeleger em 2014. Aí somados teremos 16 anos no poder! É muito para um partido, se houvesse, e pior, muito para um homem só!
Conheço pessoalmente os dois, Serra e Lula, e sei do que estou falando. Quanto à esquerda de cada um, tenho mais medo da do Serra! Mas isso nos dias de hoje já não tem lugar!

Rafeiro Perfumado disse...

Numa coisa pode-se comparar Brasil e Alemanha, ambas procuram ter um papel dominador no respectivo continente, mas em defesa das suas próprias agendas. Mas no Brasil difícil é não mostrar obra, pois há tanto a fazer.

Abraço!

Francisco Castelo Branco disse...

Eduardo

Obrigado e espero que nos ajude a fazer a cobertura das eleições no Brasil. Iremos ter a excelencia dos posts da Larissa. Eu irei fazer o trabalho de casa antes de postar. Vamos tentar contactar jornalistas para participarem.

Do meu ponto de vista, Lula foi um excelente Presidente.
à margem das acusações de corrupção de que foi alvo, ele conseguiu levantar o Brasil.
É o país da América Latina com mais condições de se erguer e chegar a uma potência como EUA, RUssia e China. A todos os niveis. Não apenas económico.
Mas depois tem o reverso da medalha : muita pobreza, muita diferença social, cidades lindas com favelas no meio e com problemas de segurança.
COmo disse Rafeiro há muito por fazer. O que é estranho é este país lindo e maravilhoso ter estas duas faces!

Lula resolveu um problema mas não o outro. ALias, tem-se agravado. Fernando Cardoso Henriques ainda tentou mas não conseguiu. Lula focou-se mais no crescimento externo do Brasil. De facto conseguiu, mas a nivel interno falhou.
Veremos quais as ideias dos candidatos.
A solução pode passar por um ditador. Serra é esse ditador!

Share Button