Etiquetas

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Figuras da Década ( 8) :José Rodrigues dos Santos

Há quem lhe chame o Dan Brown português. Jornalista de eleição, um dos rostos do Telejornal e também das figuras mais carismáticos do audiovisual.
José Rodrigues dos Santos decidiu após uma longa carreira na televisão dedicar-se à escrita. Já tinha lançado duas crónicas de guerra e um romance.
Mas foi na ficção cientifica e histórica que José Rodrigues dos Santos tem vindo a apostar. Histórias parecidas com as de Dan Brown. Envolvendo factos históricos e alguma ficção cientifica.
De facto a sua maneira de escrever é parecida com a do escritor mais lido em todo o Mundo. Rodrigues dos Santos não tem a magia de um Lobo Antunes mas consegue transformar os seus livros em obras muito interessantes do ponto de vista social. É uma realidade que JRS consegue escrever um pouco de tudo : Ficção cientifica e romances. Mas há um denominador comum nos seus livros : a História. Está sempre presente independentemente do estilo literário que José empreender.
Os seus livros publicados : Crónicas de Guerra, Crónicas de Guerra II, A Verdade da Guerra, a Ilha das Trevas, A vida num sopro, O Sétimo Selo, A Filha do Capitão, O Codex 632, A Fórmula de Deus, Fúria Divina, Conversa de Escritores.
Este ultimo livro caracteriza a personagem JRS. Um entrevistador que sabe o que é ser escritor. Não sabemos qual foi a entrevista que gostou mais, mas é muito provavel que tenha sido a Dan Brown.....
Não sendo um escritor a tempo inteiro, podemos considerar José Rodrigues dos Santos um dos grandes valores da nossa escrita.

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Quem é JRS?

um escritor? um jornalista?

escreve livros para passar tempo ou vai apostar nesse num futuro não muito longinquo?

Share Button