sábado, 29 de maio de 2010

Olhar a Semana- Será ele?

Para meu espanto (ou nao), ontem acordei com a noticia de que o senhor da fotografia acima achava que Cavaco Silva iria perder as eleições por ter promulgado a lei que concede aos homossexuais o direito a casarem. Uma verdadeira intromissão da Igreja no poder político.

Com maior surpresa fiquei com a noticia do Jornal da Sic. Que a direita portuguesa católica queria arranjar um candidato para as próximas eleições presidenciais. Bagão Felix, qual católico profundo já terá sido sondado. Cesar das Neves outro católico profundo acha essa solução como a melhor para impedir que os homossexuais se casem.

O PR foi bem explicito. É contra esta lei. Só não a veta porque o Parlamento iria em qualquer situação aprova-la novamente e devido à situação em que o país vive. Ao que sabemos, Cavaco Silva é católico e contra os casamentos homossexuais. Ora, tendo em conta estes dois factores porque é que os simpatizantes da direita católica querem meter em Belem um representante seu?

Não se percebe esta atitude de alguns notaveis catolicos que foram "levados" pelas palavras do Santo Padre da fotografia. Que vantagens traria para eles um candidato?. Em Portugal ainda existem certos senhores que acham que vivem num estado católico. Que apenas pode existir uma unica religião. Funcionam em grupo e pensam que o unico modelo possível é o deles.

A ideia de um candidato próprio não faz sentido. É dividir a sociedade portuguesa em católicos e não católicos. É incitar à discriminação para aqueles que não praticam a seita de Deus. E pior do que isso é um ataque pessoal ao próprio Cavaco Silva. Antes apoiavam o actual presidente e agora já não?

Gostaria de perguntar se não estão a pensar em D.José Policarpo para candidato a PR....

E uma vez lá chegado, não quererá ele usar o poder da forma como entender? Usando os poderes espirituais?....

17 comentários:

Cravo disse...

Eu até estou em crer que terão sondado o próprio Bento XVI, que terá recusado à conta de não concordar com a indumentária ordinária dos políticos portugueses, da forma muito triste como se vestem os militares dos quais seria, por inerência do cargo, chefe supremo (a guarda suiça sempre é outra coisa...), a futilidade e do pouco (nenhum?) apego à palavra (não há orçamentos, fará enciclícas...) e, por fim, por não saber dançar o tango.
Desapontou muita gente, mas... que fazer perante estes argumentos tão seriamente cá na Portuguelândia?

Francisco Castelo Branco disse...

D.José Policarpo é uma espécie de de Cardeal Cerejeira no tempo da ditadura.

Arrisca-se a abrir na sociedade portuguesa uma divisão entre catolicos e nao catolicos.

Pior do que a forma como se vestem os politicos, é o comportamento que a Igreja tem tido com a politica.

Veremos quem será o candidato da Direita Catolica.
mais parece um partido fascista...

Cravo disse...

O que arrepia é que, como as coisas andam, pode mesmo dar-se o caso de surgir mesmo uma "dinâmica" em torno do conceito "direita católica".
Não diria um partido fascista - a menos que o peso da direita fosse maior do que o católico - mas que resultaria numa pseudo-elite cristalizada em dogmas (não sei se lhes chame preconceitos, talvez não, vá...) e poderes que, querem fazer crer, lhes chegam directamente de Deus (quando todos nós sabemos que chegam deles próprios - homens que não foram feitos à imagem de Deus - porque esse estafou-se uma semana apenas para criar coisas que deixou ficar porque viu que eram boas).
Face à ignorância global (em particular dos católicos - uns porque não ensinam (manter o status quo é tão importante...); outros porque não procuram aprender) vamos ter uma divisão sim, mas vamos é andar aí entretidos por questiúnculas e miudezas, quando o pais continua sem rumo e a lançar-se no precipício.
Valha-nos Deus!

Abraço para si e bom fim-de-semana.

Anónimo disse...

FCB...."seita de deus?"
alguem aqui disse em tempos que era advogado. E' verdade?

expressodalinha disse...

Quem é este gajo?

Francisco Castelo Branco disse...

lol expressodalinha

Não faço a mininma ideia. Mas alguem que gosta bastante do nosso blogue.

Adiante.
O que interessa é o post

Tomas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Castelo Branco disse...

Tomas

O problema é que o Cardeal não é um qualquer. As suas palavras tiveram um objectivo muito próprio. Não foram inocentes.

Pior ainda quando a votação foi feita na AR, o mesmo D.José disse que não ia interferir na questão do casamento gay.

Volvidas semans....

Tomas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Castelo Branco disse...

Claro que tem direito a opiniao.
Agora pela posição que ocupa ( que é de grande responsabilidade) deve ter mais cuidado.

O que ele diz nao tem a mesma repercussão e significado que o que eu digo.

Devido á posição de responsabilidade que ocupa, devido ao facto de estarmos num Estado laico, as palavras dele podem ser interpretadas como uma forma de condicionar ou criar uma divisão entre catolicos e não catolicos.

E no dia a seguir existiram noticias que deram conta da intençao da Direita catolica ( como se na Esquerda não houvesse catolicos....), de arranjar um candidato presidencial.
Para impor uma forma de estar!

As palavras que ele proferiu tiveram logo repercussão...

Anónimo disse...

Oh expresso da linha ,eu digo-lhe quem é este gajo mas antes digo-lhe a razão da minha interjeição....
No meu tempo da quarta classe, qualquer miúdo sabia que uma seita era, um grupelho mais ou menos religioso e seguidor de certos rituais mais ou menos obscuros.
Neste caso, chamar seita de deus à igreja cristã é, a meu ver uma gralha demasiado grande para um advogado. Só isso.
Quanto ao “gajo”, reparei depois do seu comentário que não havia “botado” as minhas iniciais que sempre assino DCS...foi um lapso .Mas, sou o mesmo comentador que convosco trocou ideias aquando da bandeira de Israel, ( tentando dizer-vos o que significavam as bandas azuis ,lembram-se?)aquando da discussão( bem proveitosa) da descoberta do Brasil. Não comento todos os vossos posts ..
Estou ausente de Portugal há trinta anos. Estou reformado como piloto da FEDEX(cargo) onde voei vinte sete anos depois de ter servido a força aérea portuguesa nove anos nas três províncias( Angola Guiné e Moçambique)....como vê sou um “gajo” velho mas ainda interveniente e critico quando acho que o devo ser.
Um abraço e continuem o bom trabalho.
DCS (atp)

Francisco Castelo Branco disse...

Caro DCS

ainda bem que intervém no blogue ha bastante tempo.

Quanto à "Seita de Deus".

Foi escrito para qualificar um certo grupo de pessoas ligados a Deus.
Nem sempre na blogosfera as palavras escritas têm a ver com aquilo que queremos dizer. Ou a explicação é sempre mais dificil.
E também a rapidez com que escrevemos não nos permite escolher as palavras exactas.

Como já reparou não estou muito preocupado com as palavras que vão para os textos. Ja escrevo ha quase três anos e acho que não houve nenhum texto que revi.

Mas concordo consigo que é uma palavra forte demais. Mas foi a forma que escolhi para qualificar o dito grupo de pessoas seguidores de Deus.

Achei por bem lhe dar esta explicação porque gosto das suas intervençoes neste espaço.
Gostaria que continuasse a participar.

Um abraço

Anónimo disse...

FCB.... Como amigo desconhecido do blog que sou, permita-me um conselho, reveja sempre, porque sem querer o denhor chamou a si uma responsabilidade embora penso eu sem valor legal... Ja' viu que esta' sendo lido no outro lado do mundo em segundos e, ao mesmo tempo " julgado" pelo que escreve...e' humano, julgamos pelo que lemos!
Mas como disse no pre'vio comenta'rio o saldo e' positivo!
Um abraco e continue.... Estou respondendo do carro, via iphone, nao tenho pontuacao mas da para entender nao da'
mais um abraco extensivo ao " expresso"
DCS

Tomas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tomas disse...

O objectivo será ser chocante nas palavras para criar discussão "quente". Desculpem, mas nisso não participo... Um abraço

expressodalinha disse...

Obrigado DSC. Preocupações legítimas e registadas. Abraço.

Francisco Castelo Branco disse...

Tomas

O objectivo nao foi ser chocante para criar discussao.
Foi uma coisa que saiu.
Talvez impensada....
E na blogosfera muitas vezes se escreve sem pensar nas palavras certas. Porque o objectivo é discutir rapidamente e de maneira facil.

Share Button