Etiquetas

domingo, 28 de março de 2010

Olhar a Semana - Fim da Guerra Fria

As guerras voltaram a ser notícia durante esta semana. Na faixa de Gaza depois da construção ilegal dos colonatos, o Hamas ou outro grupo radical palestiniano atacou alvos Israelitas. Na Peninsula da Coreia, voltou a existir fricção entre as duas Coreias. A do Sul acusa o sua vizinha do Norte de ter atacado um navio........ Cá em Portugal a guerra no PSD parece ter terminado com a eleição de Passos Coelho para presidente. E com o reconhecimento dos seus adversários. Que não farão oposição interna e que irão colaborar com o "PSD".

Mas esta semana ficou marcado pelo anuncio do acordo entre Estados Unidos e Medvedev sobre a redução de armas nucleares. É um acordo histórico. Primeira grande vitória de Obama a nivel internacional. Depois de também ter conseguido um feito a nível interno : ter conseguido que a sua legislação sobre a Saúde ter passado no Congresso.

Este acordo entre Obama e Medvedev vem confirmar que novos tempos de união e pacificação no mundo estão para vir. Tirando alguns pessimistas que acham que estamos na iminência de uma III Grande Guerra, este é um passo de gigante rumo a um futuro mais tranquilo.

Razões deste sucesso? Sem duvida a astúcia e visão dos dois governantes. Sem o fanatismo de Putin e a teimosia de W.Bush foi possível chegar a um consenso que trará benefícios para o mundo. E pode ser que países como o Irão sigam este exemplo.

Obama conseguiu um feito histórico. Medvedev também, mas é no Presidente Norte-Americano que recaem as "esperanças" de um Mundo Novo. Depois de tantas críticas e de não ter mostrado nada que justificasse o Nobel da Paz; o Presidente de todos os Americanos esta semana ficou na história.

Que seja para continuar.....

3 comentários:

expressodalinha disse...

A Rússia é uma aliadao natural dos USA (actualmnte). O Irão está nos antípodas.

Francisco Castelo Branco disse...

natural Jorge?

Quando era BUSH e Putin quase que andavam à pancada.

Esqueceste da Georgia?

Aí quase começou a III guerra mundial...

E Ahmanidejad sempre recebeu apoio do próprio Medvedev

expressodalinha disse...

O mundo está de pernas para o ar...

Share Button