segunda-feira, 1 de março de 2010

História dos Mundiais : Suécia 1958

E finalmente o Brasil! E Pelé......
Foi no Suécia 1958 que o Brasil ganhou o seu primeiro campeonato do Mundo, iniciando uma caminhada que o leva a ser o país com mais titulos mundiais até ao momento. E neste torneio nasceu uma estrela : Pelé....
No Suécia 1958 participaram 16 equipas que foram divididas por 4 grupos de quatro equipas. Foi também a primeira vez que a União Soviética participou num Mundial. O Reino Unido também esteve em peso com as suas quatro selecções independentes : Inglaterra, Escocia, Irlanda e País de Gales.
O Uruguai, grande potência nas edições anteriores fora afastado nas eliminatórias pelo Paraguai. Também a Hungria, devido à revolução ficou sem grande maior parte dos seus melhores jogadores.
Na fase dos grupos, os favoritos Suécia, Alemanha Ocidental e França passaram sem grandes dificuldades. No grupo 4, todos tiveram hipoteses de passar até à ultima jornada, cabendo essa sorte ao Brasil e à União Soviética.
Nas meias do torneio, a Suécia venceu a poderosa Alemanha Ocidental e assim chegava à final do seu mundial. Na outra partida, o Brasil eliminou a França. Pele, Garrincha e Didi fizeram exibições de sonho.
Duas equipas que tinham como equipamento principal o amarelo : Brasil e Suécia. Coube ao Brasil ter que jogar de azul. Mas a vingança veio depois: 5-2 e a conquista do seu primeiro Mundial! Começava na Suécia a hegemonia do escrete.....
Pelé, Garrincha, Didi, Mazzola e Zagallo foram nomes que ficaram marcados para sempre na história da canarinha.
Para além da supremacia Brasileira houve um grande destaque neste torneio : Just Fontaine, jogador da selecção francesa marcou 13 golos! Sendo até agora o melhor marcador de um Campeonato do Mundo. Marca que não irá provavelmente ser ultrapassada!

Sem comentários:

Share Button