quarta-feira, 24 de março de 2010

Figuras da década (5): Vladimir Putin

Nasceu a 7 de Outubro de 1952, Vladimir Vladimirovitch Putin um dos homens mais influentes e polémicos da década que findou. Putin, uma espécie de Estaline da nova era é amado pelos russos e odiado pelo resto do Mundo. Especialmente pelos Presidentes Norte-Americanos. Conheceu W.Bush e Obama. Com o primeiro teve relações frias e distantes mas com Obama para ter vontade de colaborar.

O ex-director para assuntos externos da KGB, começou a sua carreira política como director de políticas externas do Presidente Boris Ielstin. Em 1999 era já visto como o provavel sucessor de Ielstin na Presidência da Federação Russa. O que aconteceu em Março de 2000.

O seu mandato foi como já disse, marcado por uma forte componente de crescimento económico mas também de casos.

Com Putin no poder a economia cresceu vertiginosamente. Em 2000 o PIB russo chegou à casa dos 10%.

Em relação ao seu mandato, de constatar a mudança do hino nacional russo ao seu gosto, nacionalizou o petroleo e a imprensa. Nunca como no mandato de Putin houve suspeitas de atentados à liberdade de expressão. É uma evidência que Putin quis silenciar a comunicação social que se mostrou sempre contra as políticas do Presidente. Como consequência desta repressão dois jornalistas foram mortos : Anna Politkovskaia e Andrei Litvinenko.

Teve problemas com os Chechenos. E ninguém esquece o assalto a uma escola em Beslan. De que resultaram 186 crianças mortas.

Apesar destes casos e de uma governação à ditador, Putin sempre teve altos indices de popularidade. Como prova desse fenómeno de popularidade foram os resultados nas eleições presidenciais destes dez anos. Em 2000 foi eleito com mais de 60 milhões de votos enquanto que em 2004 teve 70% de votos. Afirmando a sua ideologia e projecto político para o país.

Para reforçar o seu poder à frente dos destinos do país, em 7 de Maio de 2008 foi nomeado por Dimitri Medvedev como Primeiro-Ministro do país.

Nada escandaloso se não tivesse sido Medvedev nomeado por ................Putin!

1 comentário:

Francisco Castelo Branco disse...

Putin é o ditador da Europa do Século XXI?

Share Button