segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Historia dos Mundiais : Suiça 1954

No 50º aniversário da FIFA, o local escolhido para sediar a Quinta edição do campeonato do Mundo foi a Suiça.
Para comemorar o seu aniversário, a FIFA decidiu por atribuir o campeonato ao país onde está sediado.
Foi o Mundial de Puskas, Fritz Walter,Zakarias, Kocsis ou Didi.
Pela primeira vez na história o Mundial teve cobertura televisiva. E foi em 54 que o Brasil adoptou o uniforme que conhecemos hoje. Porque o outro dava azar.....
Foram 4 grupos de quatro mas com a particularidade dos cabeças de serie nao se defrontarem. Curioso ou não, nesta fase a Hungria aplicou uma goleada à Alemanha Ocidental.
Todos os favoritos de cada grupo passaram. À data, Uruguai, Hungria, França eram as grandes potências, com o Brasil e Alemanha Ocidental a surgiram como grandes revelações.
Foi nos quartos de final que se verificou o jogo com maior numero de golos da historia dos mundiais : Austria 7 x 5 Suiça. Qualificaram-se para as meias finais a Hungria que viria a bater o Brasil, Austria, Alemanha Ocidental e o Uruguai.
Na final de Berna perante 60.000 espectadores, voltariam a encontrar-se Hungria e Alemanha Ocidental. Os Hungaros apanharam-se a ganhar por 2-0. Só que os Alemães empataram. Depois do comentador alemão ter dito a Rahn para chutar do meio da rua, a Alemanha Ocidental virou o marcador. Fica para a história este episódio em que um jogador da Alemanha "ouviu" o que um comentador lhe disse...
Os alemães venceram e seria o principio de um período mágico para o futebol alemão.
Com 11 golos, o hungaro Kocsis foi o melhor marcador.
De referir que Portugal perdeu na fase de acesso ao Campeonato do Mundo. Jogou contra a Austria e em Viena foi cilindrado por 9-1!
Este foi o Mundial dos Alemães.
Daí a quatro anos na Suécia uma nova potência futebolistica emergia : o escrete chegou para ficar!

1 comentário:

Sandra disse...

Sempre com textos bem oportunos.Parabéns amigos..
além de tudo muita informação.
Um abraço,
Sandra

Share Button